icone facebookicone twittericone instagram

Os novos aviões da Secretaria de Estado da Saúde iniciaram a operação nesta segunda, 15. As duas novas aeronaves realizaram, simultaneamente, os primeiros transportes. O Arcanjo 04 (avião), que tem a base em Joaçaba, através do serviço aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) transportou uma criança de oito meses com queimaduras em 30% do corpo, de Xanxerê para o hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. A unidade hospitalar é referência no tratamento de queimados.

O outro transporte foi realizado pela aeronave Arcanjo-06, que fica em Florianópolis. Uma criança de seis anos de idade, que apresentava quadro infeccioso na região de faringe foi transferida de Xanxerê para Joinville, para tratamento.

DSC 1329

Foto: Robson Valverde | Ascom SES

“Estamos reduzindo os vazios assistenciais principalmente na região do meio e extremo oeste, atendendo a determinação do governador Jorginho Mello. São aeronaves equipadas com uma UTI móvel e a equipe médica do SAMU, além disso, é possível transportar o familiar, humanizando, ainda mais o atendimento ao paciente. Estamos trabalhando intensamente para levar mais qualidade de vida para cada cidadão catarinense, independentemente do seu CEP”, destaca a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

O transporte aéreo viabiliza percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios. Este voo levou quase duas horas e foram percorridos 475 Km pelo ar. Se fosse realizado via terrestre, o transporte gastaria por volta de oito horas o mesmo percurso. Para Orlando Linhares Andrade, coordenador do serviço aeromédico, que acompanhou o bebê de oito meses, o primeiro voo foi um orgulho para ele. “Encurtamos as distâncias. Podemos levar nossos pacientes para tratamentos em hospitais de referências por todo o estado. Isto é um sucesso no cuidado com as pessoas, finaliza.

0A1A0743 5

As aeronaves foram entregues pelo Governo do Estado na última semana e representam um importante meio de auxílio nos transportes inter-hospitalares/ aeromédicos. Por meio dele é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios. O voo de Xanxerê até Florianópolis levou cerca de 2 horas, caso fosse feito via terrestre, o transporte levaria cerca de 8 horas para ser realizado.

“Uma ação inédita e um grande reforço para a região. Isso representa segurança, agilidade e qualidade na prestação do serviço aos cidadãos. Um trabalho realizado entre a equipe da SES por meio do SAMU e o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (BOA / CBMSC)”, reforça Marcos Antonio Fonseca, Superintendente de Urgência e Emergência.