icone facebookicone twittericone instagram

O último sábado, 13, foi marcado pelo Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe. Data em que todos os 295 municípios catarinenses se mobilizaram para vacinar a população dos grupos prioritários contra a doença. De acordo com dados do Painel de doses aplicadas do Ministério da Saúde (MS), quase 115 mil pessoas foram imunizadas no dia. Um número considerado bastante expressivo para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), tendo em vista que foi alcançado em apenas um sábado de vacinação.

Imagem do WhatsApp de 2024 04 15 às 15.43.52 367560f2 

Antes da realização do dia D, o estado contabilizava uma cobertura vacinal de 16,7% (424.488 doses aplicadas) que subiu para 20,7% (539.476 doses aplicadas). Entre os grupos prioritários, o destaque é para o grupo de idosos com 60 anos ou mais que chegou a uma cobertura vacinal de 24,26%, seguido da população indígena (22,41%) e das crianças com idade entre 6 meses e 5 anos de idade (13,59%). As menores coberturas são as das gestantes (12,25%) e das puérperas (11,5%). Ainda assim, os números estão aquém do desejado. A meta recomendada pelo MS é a de vacinar, pelo menos, 90% da população dos grupos prioritários. 

Os dados completos da vacinação contra a gripe podem ser acessados no Painel do Ministério da Saúde (MS) - https://infoms.saude.gov.br/extensions/SEIDIGI_DEMAS_INFLUENZA_2024/SEIDIGI_DEMAS_INFLUENZA_2024.html

Arieli Schiessl Fialho, gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), destaca o trabalho das equipes municipais na realização de mais um da D de Vacinação “Vimos todas as cidades catarinenses mobilizadas na vacinação contra a gripe, mesmo com um clima adverso, de bastante chuva, e a resposta da população também foi positiva. Muitos aproveitaram a data para se proteger da gripe”, assinala. A gerente de imunização também reforça que esses números podem ser ainda maiores devido a um atraso que pode ocorrer no abastecimento de dados para a base nacional. 

A Campanha de Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio em todo o estado para a população dos grupos prioritários. Importante destacar que quanto antes a vacina for aplicada, antes a pessoa estará protegida da doença. 

Os grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a gripe são:

* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

* Trabalhadores da saúde;

* Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);

* Professores do ensino básico e superior;

* Povos indígenas e quilombolas;

* Idosos com 60 anos ou mais de idade;

* Pessoas em situação de rua;

* Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

* Profissionais das Forças Armadas;

* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;

* Pessoas com deficiência permanente;

* Caminhoneiros;

* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

* Trabalhadores Portuários;

* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.