icone facebookicone twittericone instagram

O Centro de Pesquisa Oncológica (CEPON), unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou no mês de fevereiro serviços próprios de endoscopia digestiva alta e colonoscopia. Esses exames são fundamentais para a investigação, estadiamento e tratamento do câncer no aparelho digestivo. Com o investimento do Governo do Estado, o CEPON contará com mais agilidade na realização dos procedimentos, diminuindo a demanda de tempo de espera e resultando na celeridade do diagnóstico e tratamento.

Endoscopia02 copia

“A implantação desses exames darão mais autonomia ao Cepon, proporcionando mais agilidade no atendimento, no diagnóstico, e para o início do tratamento de câncer. Quanto antes começar o tratamento, mais chances de cura tem o paciente. Nosso compromisso é garantir qualidade e acesso ao tratamento para o paciente com câncer em nosso Estado. Como deputada, criei a Lei dos 30 dias, e como secretária, estou trabalhando para efetivar que essa legislação seja cumprida. Quem tem diagnóstico de câncer tem pressa e precisa que o Estado seja eficiente em garantir atenção", afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

A Lei dos 30 dias (13.896/2019) estabelece que, em caso de suspeita de neoplasia maligna, o paciente deve realizar os exames diagnósticos em até 30 dias. Também está em vigor a Lei dos 60 dias (12.732/2012) para início dos tratamentos, como a cirurgia, quimioterapia e radioterapia, para pacientes com confirmação de câncer em até 60 dias.

Com uma demanda de 100 exames por mês, os pacientes do CEPON eram transferidos para outras unidades hospitalares do Estado para realizar esse tipo de exame. Com a aquisição de uma torre de exame para endoscopia, três aparelhos de endoscopia digestiva alta e dois aparelhos de colonoscopia.

O presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel, organização social que faz a gestão do CEPON junto ao Governo do Estado, destaca a importância da expansão do parque tecnológico para o diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo. “A FAHECE está atenta ao aumento dos casos de câncer do aparelho digestivo e um diagnóstico precoce pode aumentar significativamente as chances de cura”, afirma o presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel.

Para o funcionamento dos novos serviços, o CEPON passou por uma reestruturação física que abrigou os novos equipamentos desta especialidade, conforme as exigências dos órgãos fiscalizadores.

O gerente de Enfermagem do CEPON, Lucas Bordignon complementa que com o novo serviço, os pacientes passam a ter suporte para outros procedimentos com conforto e segurança. “Com o serviço de endoscopia digestiva alta e colonoscopia sendo realizados aqui dentro do CEPON, conseguimos efetuar passagem de sonda via endoscópica, dilatação esofágica e colonoscopia com tatuagem em que o médico realiza a marcação das lesões facilitando a realização e o acompanhamento, além de biópsias. Esses serviços antes eram feitos de forma terceirizada”.