Mais espaço, conforto e serviço para a população: esses são os principais avanços da nova Unidade de Coleta do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), de Tubarão. Inaugurado nesta terça-feira, 23, o espaço vai ampliar em mais de 30% a capacidade de coleta no município.

WhatsApp Image 2024 01 23 at 12.37.28 2 1

A nova sede está localizada em um imóvel de 600 metros quadrados e oferece um ambiente mais amplo e confortável, aumentando o número de atendimento aos doadores de Tubarão e municípios vizinhos. A expectativa é realizar de 50 a 60 atendimentos diários.

"Santa Catarina é uma referência no tratamento de sangue no país. Aqui temos uma cobertura de 99% assegurada graças à nossa política pública. Essa nova unidade dará ainda mais conforto para a população, além de assegurar os estoques desse insumo tão precioso, que é o sangue", afirmou a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. Ela destacou ainda que o trabalho do HEMOSC é fundamental para garantir o andamento das cirurgias eletivas. "Precisamos de estoques adequados para o nosso plano de cirurgias. O sangue é um insumo fundamental para atender a população", afirmou.

faixa

A diretora geral do HEMOSC, Patrícia Carsten, destacou a união de esforços de diferentes entidades que permitiu a nova unidade. “A prefeitura sempre acreditou na importância desse projeto para a cidade. Junto com a Secretaria de Estado da Saúde e a FAHECE, fundação que faz a gestão do HEMOSC junto ao Governo do Estado, tornamos essa nova Unidade de Coleta possível. Essa será uma unidade modelo de fluxo de atendimento”, afirmou. Ela também agradeceu a presença dos doadores, em especial a Ademir Silva, de 67 anos - ele foi o primeiro doador de sangue na antiga unidade de coleta de Tubarão, inaugurada em 2004.

A mudança do endereço ocorreu através de uma parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Tubarão, que por meio de contrato assumiu algumas despesas da unidade. O prefeito do município Jairo dos Passos Cascaes destacou a importância da união de diferentes instituições para a qualificação do serviço.

Estiveram presentes no ato o superintendente dos Hospitais Públicos de Santa Catarina, Roberto Henrique Benedetti, o diretor técnico do HEMOSC, Guilherme Genovez, o vice-prefeito de Tubarão, Moisés Nunes, o secretário municipal de Saúde de Tubarão, Marcelo Cesar Ribeiro, e os deputados estaduais Estener Soratto, Pepê Collaço e Volnei Weber.

Serviço
A Unidade de Coleta de Tubarão funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. As doações serão realizadas mediante agendamento através do site www.hemosc.org.br ou pelos telefones (48) 3444-7410/7414.