icone facebookicone twittericone instagram

O governo de Santa Catarina lançou, em dezembro, a Estação Verão 2023/2024, um pacote de ações e esforços conjuntos para otimizar os trabalhos do Estado durante a temporada. A Secretaria de Estado da Saúde por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está envolvida na iniciativa e organizou suas equipes para prestar melhor atendimento aos turistas e à população local, um investimento de mais de R$ 4,7 milhões.


WhatsApp Image 2024 01 08 at 17.57.11


Durante o verão, um dos destinos mais procurados pelos turistas é o litoral catarinense. A população flutuante quase quadruplica, principalmente na região da Foz do Rio Itajaí. Para reforçar o atendimento, o SAMU de Itapema conta com mais uma Unidade de Suporte Avançado (USA), composta por enfermeiro, condutor socorrista e médico, que prestará o serviço até 20 de março de 2024. Além disso, no mesmo período, a Central de Regulação de Urgências da macrorregião, conta com mais quatro médicos reguladores.


Ainda para expandir a cobertura do SAMU no litoral, a Secretaria de Estado da Saúde inaugurou em dezembro, uma nova Unidade de Suporte Avançado (USA), em Navegantes. O investimento amplia o atendimento na alta temporada com a contratação de 11 médicos, cinco enfermeiros e oito condutores/socorristas.


“Essa é a 27ª USA a entrar em operação. Com isso, a região têm à disposição quatro USAs: uma em Balneário Camboriú, em Itajaí, em Itapema e a unidade de Navegantes”, informa Dionisio Medeiros, diretor do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Móvel.


O governo do Estado está investindo em equipamentos de saúde eficientes e cada vez mais próximos de onde a população precisa. “Mas é importante que a população fique atenta e faça a sua parte. Sempre procurar agir com cautela, evitando situações de risco que comprometam o bem-estar. Nossos profissionais estão preparados para atender ou orientar, acolhendo os chamados de emergências por meio do telefone 192”, destaca Marcos Antônio Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência.


Todo o litoral catarinense conta com aproximadamente 71 equipes entre Unidades de Suporte Básico (USB) e de Suporte Avançado (USA). Os profissionais atuam com viaturas, ambulâncias e aeronaves para salvar vidas e dar alívio e conforto nos momentos mais difíceis.