icone facebookicone twittericone instagram

Há 81 anos, Florianópolis inaugurava o segundo hospital construído na cidade. Originalmente estruturado para atender pacientes com tuberculose e outras doenças infecciosas e parasitárias, o hospital Nereu Ramos evoluiu para se tornar uma referência em infectologia e pneumologia em Santa Catarina.


Nereu Ramos 1

Seu aniversário é comemorado dia 6 de janeiro. Para celebrar, a direção vai promover um almoço e jantar especial para os servidores.


Renata Zomer, diretora do Hospital Nereu Ramos, informa que atualmente a unidade conta com 106 leitos para internações, outros 10 leitos para o hospital-dia, além de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


Em 2023, o ambulatório da unidade atendeu uma média de 1,4 mil pacientes todos os meses. No mesmo período, foram realizadas 1.425 cirurgias eletivas. Destacam-se as intervenções relacionadas ao sistema respiratório, totalizando 802 procedimentos.


No ano passado, a instituição recebeu uma nova torre cirúrgica de vídeo do Governo do Estado. Equipada com tecnologia de alta definição e capacidade de gravação, a nova estrutura apresenta um insuflador de gás carbônico que permite ampliar a cavidade abdominal proporcionando maior visibilidade para o cirurgião. O antigo equipamento possuía mais de 10 anos e vinha apresentando falhas frequentes.


Durante sua existência, o Nereu, como é chamado, tem sido referência no tratamento de pacientes portadores de doenças transmissíveis, como tuberculose, cólera, meningite, AIDS, influenza H1N1 e, mais recentemente, Covid-19.


Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br