GERÊNCIA DE ATENÇÃO PROMOÇÃO E PREVENÇÃO A SAÚDE - GAPPS
A Gerência de Atenção, Promoção e Prevenção à Saúde tem como responsabilidade coordenar a implantação das políticas de cuidado da Atenção Primária à Saúde (APS), com foco na saúde da mulher e na Rede Cegonha. Além disso, atua na coordenação de políticas para a saúde da criança e adolescente, como a habilitação de Hospitais Amigos da Criança (IHAC) e o enfrentamento da violência sexual. Também coordena a triagem neonatal em Santa Catarina, em parceria com instituições especializadas.
Também monitora as políticas de alimentação, nutrição e aleitamento materno, além de promover a equidade em saúde, focando em populações vulneráveis. A gerência também fortalece as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) e a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), com o objetivo de ampliar o acesso a práticas de saúde e promover o respeito à diversidade e a inclusão social.
A Área Técnica de Promoção da Equidade em Saúde tem como objetivo coordenar, acompanhar e assessorar as políticas da equidade em saúde que têm como finalidade garantir o atendimento integral a populações em situação de vulnerabilidade e desigualdade social e promover o respeito à diversidade.
O objetivo desta área técnica é apoiar, acompanhar e organizar as atividades relativas às condições crônicas ao adulto e pessoa idosa, enfatizando a implantação e implementação das Linhas de Cuidado e fomentar a agenda estratégica de Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos.
Atua de maneira intersetorial no intuito de fortalecer a Rede de Atenção às Condições Crônicas a partir da Atenção Primária à Saúde e da Política Nacional de Promoção à Saúde. Recomendações para a Operacionalização da Política Nacional de Promoção da Saúde na Atenção Primária à Saúde.
GERÊNCIA DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - GEAPS
Coordenação de Qualificação Profissional tem como foco promover a educação continuada de profissionais da saúde e apoiar gestores na melhoria do acesso à rede de atenção à saúde, visando uma prática clínica de excelência baseada nas melhores evidências científicas. Seu trabalho abrange a especialização para a atenção primária, promovendo a segurança dos pacientes e a qualidade dos serviços.
Além disso, busca parcerias para inovação educacional, e atua na formação de gestores e gerentes, com foco na eficiência, segurança e redução de custos no Sistema Único de Saúde.
A Subcoordenação de Ensino e Pesquisa tem como objetivos: colaborar com os programas
de Residência em Saúde, em âmbito estadual, auxiliando na formação com base em competências
e por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizagem; além de promover estudos científicos, a partir da
análise dos dados obtidos junto aos municípios, com a finalidade de estimular a qualificação dos serviços de
saúde da Atenção Primária catarinense.
Contatos:
Telefone: 48 3664.7278
Email: somente e-mail da ses
A Equipe de Avaliação e Acompanhamento de Medidas Terapêuticas Aplicáveis à Pessoa com Transtorno Mental em Conflito com a Lei – EAP tem por objetivo apoiar ações e serviços na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), para a população com transtorno mental em conflito com a lei, como parte da estratégia para redirecionamento dos modelos de atenção garantidos pela Resolução 487/2023 do CNJ, pela Portaria 94/2014 e 4.876/2024 ambas do Ministério da Saúde e pela Lei 10216/2001 vigente em todas as Unidades Federativas.
Telefone: (48) 3664-5749, 3664-5748 e 3664-5754
Email:
A Subcoordenação de Gestão do Conhecimento tem como objetivo promover de forma contínua a publicação de atividades e produções da APS no Estado de Santa Catarina, através do método científico, em diálogo com outros centros de pesquisa em APS do Brasil e do mundo.