icone facebookicone twittericone instagram

As histórias de quem chega ao Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, são diversas. Em comum, uma caminhada longa até o diagnóstico. Neste dia 18 de maio, foi o momento de reunir algumas dessas trajetórias em um evento especial de comemoração aos 10 anos do Ambulatório.

87

Organizado pela equipe do Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital, o momento foi de compartilhar experiências e angústias, também foi a oportunidade de relembrar a história do Ambulatório e reconhecer o trabalho de quem faz parte dele.

Histórias como a da Anne. Aos 12 anos ela começou a sentir dores abdominais intensas, foi um longo caminho até chegar ao Hospital Infantil e a identificação do diagnóstico da Doença de Crohn. Por três vezes a menina passou pela UTI em uma delas, a família chegou a vir de São Paulo para se despedir. O depoimento da história da Anne foi dado pela mãe, Jallyne Neres Correia.

RTR_6266.jpg

Foram nove meses de investigação, até chegar ao HIJG e ao serviço de gastroenterologia. “Com o carinho, a dedicação de todos os médicos, residentes que passaram pelo cuidado da Anne, hoje ela está aqui, está bem, tá dançando, está lendo. Nós estamos nos despedindo aqui do Hospital, ela faz 15 anos e agora fica me dando dor de cabeça de adolescente. Hoje ela é uma menina saudável, que come, que corre, que brinca, que dança tudo isso graças a Deus e a toda essa equipe que se dedica com toda alma a esses pacientes”, agradece.

“É uma satisfação, é um trabalho de formiguinha. Temos pacientes que chegam aqui muito debilitados, já passaram por diversos especialistas porque o diagnóstico leva tempo e envolve toda a família. Nosso objetivo é trazer novamente uma qualidade de vida”, explica a chefe do Serviço de Gastroenterologia, pediatra Nilza Perin.

O Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do HIJG é referência no Estado de Santa Catarina no atendimento de pacientes com DII. Atualmente, o ambulatório acompanha 40 pacientes regularmente e esse atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar composta por quatro médicas gastroenterologistas, nutricionista e enfermeira.

RTR_6422 (1).jpg

A ideia é ampliar ainda mais a atuação dos profissionais do ambulatório. O superintendente de Serviços Hospitalares, Roberto Benedetti, anunciou, durante o evento, que serão também integrados um profissional da assistência social e outro de psicologia.

DII é um termo genérico usado para descrever distúrbios que envolvem inflamação crônica do trato digestivo. As doenças inflamatórias intestinais mais comuns são a Retocolite Ulcerativa, que provoca inflamação de longa duração e feridas (úlceras) no revestimento interno do intestino grosso (cólon) e reto; e a Doença de Crohn, caracterizada pela inflamação do revestimento do trato digestivo, que muitas vezes se espalha profundamente nos tecidos afetados.