icone facebookicone twittericone instagram

Os bloqueios que vem sendo realizados nas rodovias do Estado estão gerando impactos nos atendimentos hospitalares. Pacientes estão tendo suas cirurgias canceladas, alguns não estão conseguindo chegar para realizar os tratamentos e consultas. Também há dificuldades na distribuição de vacinas e medicamentos, já que os veículos de transporte não estão conseguindo chegar ao destino.

 1046

Na manhã desta terça-feira, em coletiva de imprensa organizada pelo Governo do Estado, na sede da Defesa Civil, o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, explicou que há três eixos de maior preocupação das esquipes da SES. “No primeiro eixo, nós temos pacientes com cirurgias sendo canceladas, hemofílicos que não conseguiram chegar para seu tratamento, isso é extremamente grave. No segundo eixo temos a questão da logística, são alimentos, insumos e medicações. Os veículos da saúde vão além das ambulâncias, temos uma rede de abastecimento diário. E como terceiro eixo, temos a preocupação com a chegada dos profissionais aos postos de trabalho.” explica. “Lembrando que nós temos cidades que são referências para polos de saúde e as pessoas não estão conseguindo se deslocar”.

A SES montou uma Sala de Situação onde está sendo realizado o monitoramento e desenvolvidas as estratégias de ação. Nos casos mais graves os pacientes poderão ser encaminhados via transporte aéreo, da mesma forma, os insumos, medicamentos e vacinas.

Impactos

Já na segunda-feira, 31, não foi possível realizar a entrega de medicamentos à Maternidade Dona Catarina Kuss, em Mafra. Houve também a impossibilidade de entrega de 91.192 doses de vacinas que saíram da Central Estadual de Rede de Frio, localizada em São José, para serem distribuídas para as Centrais Regionais de Araranguá, Criciúma e Tubarão. Em Ibirama, a entrega de roupas limpas, ao Hospital Dr. Waldomiro Colautti, atrasou, mas não há prejuízo aos pacientes.

Nesta terça-feira, a distribuição de vacinas segue suspensa. Com relação aos insumos às unidades hospitalares, um caminhão que partiu da Central de Distribuição, em São José, em direção ao Hospital Teresa Ramos, em Lages, também não conseguiu chegar ao destino. A SES acompanha, junto aos órgãos de segurança do Estado, a situação dos bloqueios.