Chapecó e região recebem importantes reforços para ampliar e fortalecer o atendimento em saúde para a população com a abertura da nova ala de Oncologia Pediátrica e o Banco de Leite Humano no Hospital Regional do Oeste (HRO). Os espaços foram inaugurados na manhã desta quarta-feira, 26, pelo governador Carlos Moisés.

“Com esses investimentos conseguimos atender com melhor qualidade e dar de fato a atenção que os catarinenses merecem. Por todas as regiões, temos primado por organizar os serviços, qualificar os espaços públicos, privados e parceiros. A regionalização dos serviços evita o sofrimento, o deslocamento das pessoas e garante o atendimento imediato salvando vidas”, disse o governador.

chapecó.jpg

O secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, pontuou que o Governo está trabalhando em parceria com os municípios para que eles ampliem a oferta de serviços pediátricos. Dessa maneira, haverá um distensionamento nas unidades de média e alta complexidade administradas pelo Estado. “A saúde, nos últimos anos, é trabalhada pela estratégia de levar os serviços mais próximos do cidadão,” reforçou.

A nova ala de Oncopediatria

O novo espaço conta com um ambulatório para aplicação de quimioterapia para 15 pacientes e uma unidade de internação com 16 leitos distribuídos em nove quartos. A unidade terá capacidade para 130 atendimentos ambulatoriais e 40 internações por mês. As crianças em atendimento oncológico que hoje são atendidas no Hospital da Criança Augusta Müller Bohner serão transferidas para esta nova unidade.

O local recebeu diversos equipamentos, como monitores, bombas de infusão, desfibrilador, carro de emergência, aspirador entre outros.

O convênio para adequação do espaço foi firmado pelo Governo do Estado com a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), administrador do HRO. O investimento foi de cerca de R$ 3,8 milhões, incluindo a aquisição de equipamentos e materiais.

O presidente Executivo da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, Reinaldo Fernandes Lopes, informou que os serviços de Oncopediatria atendem 132 municípios, totalizando 1,3 milhão de habitantes. “Hoje é um dia marcado pelo avanço. O Governo do Estado entendeu a necessidade de oferecer uma melhor estrutura para nossas crianças.

E o Banco do Leite era outra grande demanda. Vai atender com excelência as crianças que necessitam, fazendo uma significativa diferença no seu desenvolvimento imunológico, físico e mental.”

Banco de Leite Humano

A estrutura visa promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, oferecendo aos neonatos internados no HRO, o leite humano processado e de qualidade em substituição às fórmulas lácteas. A capacidade de atendimento é de duas doadoras de leite humano a cada 30 minutos e uma expectativa de coleta de leite de 20 litros/mês.

O local de 130 metros quadrados conta com recepção, sala de coleta de leite humano, sala de manipulação e processamento do leite, laboratório e salas administrativas.

O convênio foi firmado entre o Governo do Estado e o Hospital Regional do Oeste. A iniciativa foi tomada após intermediação da Rede Laço junto à Secretaria da Saúde. O investimento do Estado foi de R$ 151,2 mil e aporte direto da ALVF de aproximadamente R$ 80 mil para diversas adequações.

Autoridades presentes

Estiveram também presentes no ato a primeira-dama do Estado, Késia Martins da Silva, a deputada estadual Luciane Carminatti, o secretário adjunto da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes, o diretor geral do Hospital, Sérgio Thomazoni, o secretário municipal de Saúde, Jader Adriel Danielli, além de outras autoridades, servidores e comunidade.