Na manhã desta quinta-feira, 04, o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, esteve no município de Santa Amaro da Imperatriz para uma apresentação sobre a importância da equipe multidisciplinar em atuação conjunta em uma cena de desastres, no Congresso de Urgência e Emergência. O evento, que iniciou no dia 2 e encerra hoje, conta com a participação de 1,5 mil profissionais da área de Santa Catarina e de outros estados.

WhatsApp Image 2022-08-04 at 18.18.43.jpeg

O secretário explicou que Santa Catarina têm desastres naturais de dois tipos, enxurradas e estiagem. “Nessas situações é de extrema importância a atuação das instituições com responsabilidades distintas, que em algum momento se complementam e se combinam para atingir um resultado comum. Além disso, é necessário a formação das equipes de forma contínua de trabalho integrado em gestão de risco e situações críticas”.

A visita seguiu para o Heliponto do Samu de Santo Amaro da Imperatriz, que está ativo desde setembro de 2021. No local, também há uma sala de estabilização moderna e bem estruturada para atender os casos de urgência e emergência.

Na sequencia, o secretário Aldo conheceu o Centro de Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS) do município, inaugurado em dezembro de 2021. O espaço recebe pacientes da Atenção Básica encaminhados via Sisreg, entre eles, pacientes no pós covid. Também são atendidos grupos de gestantes, pessoas com aspectro do autismo, dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), e de crianças e responsáveis da introdução alimentar das unidades básicas de saúde.

WhatsApp Image 2022-08-04 at 18.18.43 (1).jpeg

Mensalmente, são realizados 450 atendimentos de práticas integrativas. A estrutura possui consultórios para as terapias, quiosques em meio a natureza, espaço para conversas e integração ao ar livre, local amplo para ioga, casa de banho com água termal a uma temperatura de 39,8°C, além de profissionais altamente capacitados.

O Centro de PICS de Santo Amaro da Imperatriz realiza 26 práticas integrativas pelo SUS: Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura, Medicina Antroposófica, Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia, Termalismo Social/Crenoterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Yoga, Aromaterapia, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Geoterapia, Imposição de mãos, e Terapia de Florais.