icone facebookicone twittericone instagram

Salas amplas, ambiente acolhedor e alegre, essas são algumas das características do novo Ambulatório de Oncologia Pediátrica Carlos Bastos Gomes, do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, inaugurado na noite de terça-feira, 4. O local, que já começou a atender os pacientes na manhã desta quarta, possibilitará que as equipes de oncologia e multidisciplinar realizem consultas e assistências de apoio às crianças simultaneamente, em torno de 800 atendimentos por mês.

A estrutura, de 1.250,63 metros quadrados, possui 12 consultórios, 27 leitos-cadeira para aplicação de quimioterapia, além de um amplo espaço da família para recepção dos pacientes. “A obra do novo ambulatório de oncologia iniciou o seu planejamento em 2016 e foi realizada a muitas mãos. O local ficou fantástico, equipado e decorado de forma lúdica que vai permitir um atendimento ainda melhor para os pacientes, assim como um acolhimento humanizado a todos os seus acompanhantes. Muitas pessoas se dedicaram para esse momento se realizasse, um trabalho integrado e de forma cooperada para trazermos mais serviços, com mais qualidade aos pacientes pediátricos que procuram o Hospital Infantil”, comemora o secretário Aldo Baptista Neto.

1043

A obra foi custeada pela Associação de Voluntários de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente (AVOS), com apoio do Instituto Ronald McDonald. Mobiliário, aparelhos eletrônicos e materiais, como suporte de soro, berços, macas, cadeiras, escadinhas e carrinhos de curativo, foram adquiridos com recursos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e com doações da sociedade civil organizada.

O espaço usado até então para ambulatório de oncologia será aproveitado, ampliando os serviços do Hospital Dia. Este serviço terá 11 consultórios e 6 leitos a mais para aumentar o número de cirurgias ambulatoriais e os serviços do Ambulatório Geral.

1044

1045