icone facebookicone twittericone instagram

O câncer de mama é o mais prevalente com cerca de 29% entre os tumores que atingem as mulheres. Também é considerado a primeira causa de morte por câncer na população feminina no Sul do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o ano de 2022, foram estimados 66.280 casos novos no país, o que representa um risco de 43,74 casos a cada 100 mil mulheres. Já o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais recorrente entre mulheres no Brasil.

Diante dessa realidade e com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer em mulheres, hospitais da Secretária de Estado da Saúde (SES) estão mobilizados promovendo atividades de conscientização e promoção à saúde da mulher neste Outubro Rosa.

Em Florianópolis, a Maternidade Carmela Dutra realizará um mutirão de exames de mamografia durante o mês de outubro, de segunda a sábado, das 8h as 17hs. A meta é atingir 26 exames por dia e 600 no mês. Para tanto, a agenda de exames tem sido organizada desde agosto.

O Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) fará um mutirão de cirurgias de reconstrução de mama em segundo tempo. A previsão é atender dez mulheres durante o mês de outubro terminando com a espera por esse procedimento. O Serviço de Mastologia Cirúrgica da unidade atenderá pacientes que já trataram cirurgicamente o câncer de mama e não realizaram o procedimento na época da primeira cirurgia.

Ainda na Grande Florianópolis, o Ambulatório e o setor de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Regional de São José promoverão, ao longo do mês, ações de divulgação e prevenção com a distribuição de panfletos e a publicidade de cartazes.

Na Serra Catarinense, nesta terça-feira, 4, o setor de saúde do trabalho do Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos, de Lages, promoverá exames preventivos de câncer de colo de útero, o chamado Papanicolau. A atividade ocorrerá no ambulatório da maternidade, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. No dia 31, o Hospital fará uma roda de conversa com o tema “Pacientes em Tratamento”, às 9h e às 14h. O calendário de eventos também prevê apresentações musicais em diferentes dependências da instituição.

Em Mafra, no Planalto Norte, a Maternidade Dona Catarina Kuss também realizará exames de Papanicolau nos dias 18 e 19 de outubro, às 13hs. Durante o mês, haverão inúmeras atividades voltadas aos cuidados com a saúde e autoestima da mulher.

Na região norte, a Maternidade Darcy Vargas, de Joinville, promoverá no dia 11 de outubro uma roda de conversa com as enfermeiras a respeito de “Mitos e verdades sobre o câncer de mama”, ministrada pela fisioterapeuta e especialista em Reabilitação Pós-mastectomia, Viviane Oliveira. No dia 24 de outubro, será realizado o dia da "Saúde da mulher com o autoexame da mama", onde haverá consulta de enfermagem para as funcionárias da unidade e realização do autoexame da mama.

A Diretoria de Atenção Primária à Saúde realizará uma webpalestra voltada aos profissionais da saúde cujo tema será “Rastreamento de câncer de mama: sob a ótica das evidências” no dia 26 de outubro. O ministrante é o médico da família Bernardo Eloi. Os interessados devem se cadastrar na plataforma do Telessaúde UFSC por meio do endereço eletrônico https://administrativo.telemedicina.saude.sc.gov.br/solicitar-cadastro.

O que é o Outubro Rosa?

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais a doença é assintomática.