Como parte do plano estratégico de ampliação de unidades de terapia intensiva para pacientes infantis, o secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, participou nesta quarta-feira, 21, da inauguração de 7 novos leitos de UTI neonatais no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), em Criciúma, na Região Carbonífera.

As unidades farão o suporte desta demanda na região, se somando aos 43 leitos de UTI neonatais e pediátricos já instalados no sul do Estado.

Em todo o Estado, já são 121 leitos infantis instalados nas macrorregiões de saúde, unindo esforços para fortalecer a rede de atendimento deste público em Santa Catarina. Com os novos leitos, já foram ampliados desde junho, 60 leitos de UTI neonatal e 5 intermediários além de 33 de UTI pediátrica e 23 de intermediários.

A ampliação da estrutura de atendimento infantil nas regiões reflete na cobertura de atendimento em todo o Estado. Isso ocorre devido a estrutura de atenção à saúde em Santa Catarina, através da Central de Regulação são realizadas as transferências de pacientes, respeitando as necessidades e condições clínicas, buscando a garantia do atendimento pleno.

Em funcionamento mais 121 leitos

● Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, com 4 de UTI neonatal, 10 intermediários pediátricos e mais 13 leitos de enfermaria;
● Hospital Helmuth Nass, em Biguaçu, com 10 de UTI neonatal;
● Hospital Oase, em Timbó, com 10 de UTI neonatal;
● Hospital Hélio dos Anjos Ortiz, em Curitibanos, com 5 de UTI neonatal;
● Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, com 6 de UTI pediátrica;
● Hospital e Maternidade Jaraguá do Sul, com 6 de UTI pediátrica;
● Hospital Seara do Bem, em Lages, com 5 de UTI pediátrica;
● Hospital Azambuja, em Brusque, com 10 de UTI neonatal e 2 de UTI pediátrica;
● Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, com 4 de UTI neonatal;
● Hospital Infantil Jesser Amarante Faria, em Joinville, com 10 de UTI pediátrica;
● Hospital Regional de Araranguá, em Araranguá, com 5 de UTI neonatal;
● Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, com 12 UTIs neonatais e 04 UTI pediátrica.
● Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, em São José, 5 intermediários neonatal;