Biguaçu e a Grande Florianópolis ganham um importante reforço na saúde com a abertura de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI), no Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass. O espaço foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 19, pelo governador em exercício, Moacir Sopelsa. O valor investido para a manutenção inicial da ala é de R$ 3,5 milhões, firmado por meio de convênio com a Secretaria de Estado da Saúde.

Dos 10 novos leitos abertos na unidade, oito serão de UTI Neo Convencional e dois de UTI Neo Isolamento. Eles complementarão os serviços já prestados na UTI Geral (adulto e infantil), garantindo um suporte completo para mãe e bebê, que terão assistência especializada para reabilitação em situações graves ou potencialmente graves.

1040

“Os investimentos em saúde visam deixar o catarinense bem assistido em todas as regiões. Aqui é mais um grande exemplo, vai oferecer segurança e atendimento ainda mais humanizado para as mães e filhos e qualidade de vida para nossa gente”, disse o governador em exercício.

O secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, pontuou que o novo espaço vai qualificar ainda mais a linha de atenção em saúde do hospital. “Com isso, ampliamos os leitos que permitem partos de alta complexidade. E vai garantir que o Hospital continue a prestar serviços de excelência e relevância para população catarinense, em especial da Grande Florianópolis.”

Serão acompanhadas na UTI Neonatal as crianças nascidas no Hospital Regional de Biguaçu ou encaminhadas via Regulação de Saúde, assim como outras demandas da região. E tal como ocorre com as demais especialidades oferecidas no Helmuth Nass, esses serviços também serão totalmente custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem custos para as famílias.

1039

O diretor geral do hospital, Márcio Sottana, reforçou que o espaço é mais uma grande conquista. “Junto com a UTI Geral, que foi inserida neste ano, estes novos leitos trarão mais segurança para nossos pacientes, médicos e servidores. Somos referência em maternidade e parto humanizado, e agora abrimos uma porta para alta complexidade. Estamos em busca de melhorias para ofertar mais serviços e otimizar os atendimentos para população.”

Também participaram do ato o prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcelo Pontes, o presidente da Câmara de Vereadores de Biguaçu, Lucas Rosa Vieira, o secretário municipal de Saúde, Bruno Célio da Silva, além de outras autoridades e comunidade.