Em maio deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) mobilizou uma força-tarefa para auxiliar na recuperação financeira do Hospital Regional do Oeste (HRO) e garantir a continuidade dos atendimentos na unidade. Essas ações foram abordadas pelo secretário adjunto de Saúde, Alexandre Lencina, em Audiência Pública realizada nesta segunda-feira, 8, no auditório da UNOESC, em Chapecó. O debate foi solicitado pelo deputado Pedro Uczai.

"O HRO é um dos grandes equipamentos de saúde do Estado, sendo fundamental para o atendimento da população de toda a região. Estamos empenhados em apoiar a gestão municipal a reequilibrar a situação financeira da unidade e essa estratégia precisa ser pensada a curto, médio e longo prazo", explica Lencina.

O Estado repassou ao HRO, entre junho e julho desta ano, recursos necessários para a continuidade da operação. Além disso, no momento da instalação da força-tarefa, a SES acionou o Tribunal de Contas para a realização de auditoria na unidade. A intenção foi buscar compreender o momento vivenciado pela unidade para, dessa forma, montar uma estratégia de repasse mais adequada.

A partir da entrega do relatório pelo Tribunal, foi instalada uma comissão técnica para acompanhar a aplicação dos recursos repassados ao HRO e, principalmente, avaliar o que é preciso para a melhor prestação do serviço a curto e médio prazo.

A ideia é reforçar a transparência das contas do HRO, algo indicado preliminarmente no relatório da auditoria operacional do Tribunal de Contas e que deverá entrar numa segunda parte mais aprofundada.

Além dos repasses realizados de forma emergencial, a SES realiza, através Política Hospitalar Catarinense, aportes capazes de ampliar procedimentos em neurologia, oncologia e ortopedia. Ele conta atualmente com 376 leitos cadastrados, sendo que, destes, 335 fazem parte do SUS. Todos esses dados podem ser conferidos nos Portais de Transparência do Ministério da Saúde, Governo do Estado e município de Chapecó.