icone facebookicone twittericone instagram

O Governo do Estado de Santa Catarina está empenhado em garantir o atendimento pleno aos pacientes pediátricos, diante do momento sazonal de aumento de casos de doenças respiratórias, que provocam grande demanda de leitos hospitalares infantis, causando uma sobrecarga no sistema de saúde.

No entanto, alerta e solicita o empenho da população catarinense sobre a importância das medidas de prevenção e proteção contra doenças respiratórias nas crianças, em especial contra a gripe (influenza) e também da Covid-19.

A estratégia de vacinação é um das ferramentas fundamentais para prevenção dessas doenças respiratórias, porém a cobertura encontra-se abaixo do esperado.

Em relação à vacinação contra a gripe (influenza), até o momento, já foram aplicadas pouco mais de 89.447 doses de vacinas contra influenza em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. Isso equivale a uma cobertura de 20,3%, muito abaixo da meta a ser alcançada, de 90% de cobertura até o final da campanha.

Quanto à Covid-19, já foram aplicadas pouco mais de 397.560 doses em crianças de 5 a 11 anos, das quais 271.660 (cobertura de 42,3%) foram como primeira dose e 125.990 doses (cobertura de 19,6%) foram de segunda dose, completando o esquema vacinal.

A Secretaria Estadual de Saúde orienta também para que as famílias procurem sempre, inicialmente, o atendimento para os pacientes pediátricos junto às unidades básicas de saúde (Postos de Saúde). Promovendo um diagnóstico e tratamento inicial adequados, tendem-se a diminuir a necessidade do acesso ao leito de UTI, pois a este leito é encaminhado somente os casos de extrema gravidade.

O Estado está comprometido em garantir a assistência total aos pacientes que necessitem de atendimento.

Com relação à ocupação de leitos de UTI, o painel do Estado, que pode ser acessado no site:

O Painel Leitos de UTI SUS, no link https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMTgwN2I4NTEtM2RhYi00OTYzLWJiMmYtOTRmNjBmZmM4Y2NjIiwidCI6ImExN2QwM2ZjLTRiYWMtNGI2OC1iZDY4LWUzOTYzYTJlYzRlNiJ9, aponta que, nesta terça-feira, 17, há 99 leitos de UTI pediátrica ativos, sendo que 98 estão ocupados. Porém essa taxa de ocupação deve ser observada com cautela pois o leito já pode estar reservado para algum paciente.

Atualmente, segundo a Central de Regulação Estadual de Leitos, temos 05 pacientes aguardando a transferência para UTI, sendo dois no Alto Vale e três na Grande Florianópolis, pacientes que aguardam especificamente leitos especializados e repatriamento.

Cabe ressaltar que, em caráter emergencial, o Estado está adotando a estratégia de contato direto com os hospitais que já possuem leitos pediátricos, evidenciando esforços comuns na busca da ampliação das vagas já existentes. Em complemento à ação, constrói a possibilidade de abrir novos leitos pediátricos e neonatais em unidades com UTI´s adultos. A presente ação segue ritos de segurança sanitária, ampliando licenças e equipes que já trabalham focados neste tipo de ambientes.