icone facebookicone twittericone instagram

O Governo do Estado de Santa Catarina está empenhado em garantir o atendimento pleno aos pacientes pediátricos. Diante do momento sazonal, com casos de doenças respiratórias, há grande demanda de leitos hospitalares infantis, causando uma sobrecarga no sistema de saúde.

Desde o início deste ano, através da Secretaria de Estado da Saúde, há um trabalho dedicado à ampliação dos leitos, não apenas os de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), bem como dos leitos clínicos de retaguarda. Da mesma forma, as equipes das unidades de saúde, vem desenvolvendo fluxos de rotatividade dos pacientes, promovendo, sempre que possível, uma redução no tempo de permanência nas UTIs.

Ainda no conjunto de ações, a SES, através da Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares (CERIH) está realizando a busca por leitos nos sistemas privados, para contratação. Esta busca também está sendo realizada em estados vizinhos, para caso necessário, seja feita a transferência dos pacientes. Lembrando que estas transferências devem respeitar os protocolos de gravidade, visando a segurança na movimentação do paciente.

Vale ressaltar que até o momento, os pacientes estão sendo absorvidos pelo sistema no Estado e que todos estão sendo assistidos de forma plena.