Já foram 36.353 ocorrências atendidas pelas Unidades de Suporte Básico e Avançado do SAMU de Santa Catarina, nos três primeiros meses de 2022. Os números são de um relatório da Superintendência de Urgência e Emergência, que indicaram que no mês de janeiro 13.274 pessoas foram socorridas, no mês de fevereiro foram 11.352 e, por último, no mês de março foram 11.727.

WhatsApp Image 2022-04-26 at 16.27.09.jpeg

Arte: Ascom/SES/SC

Por região, os destaques foram as macrorregionais de Blumenau, Criciúma, Florianópolis e Joinville – todas elas com cerca de 2 mil atendimentos ao mês. A média diária também é impressionante: 428 atendimentos diários no mês de janeiro, 405/ao dia em fevereiro e 378 em março.

Atualmente, o SAMU de SC conta com 95 Unidades de Suporte Básico e 23 Unidades de Suporte Avançado. Nas USBs, trabalha-se um motorista socorrista e um técnico em enfermagem, enquanto nas USAs, como são chamadas, conta-se com um médico, um enfermeiro e um motorista-socorrista.

O SAMU de SC é o único da região sul do país a cobrir 100% da população. O serviço é gratuito, via SUS.