O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS), de Joinville, receberá por dois anos os profissionais que cursam a especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS, ministrado pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), de São Paulo. Seis profissionais do Regional realizam a formação e todos os demais discentes atuam em instituições públicas estaduais e municipais.

Conforme a responsável pelo Departamento de Ensino e Pesquisa do HRHDS, Jaqueline Barp, a parceria com o IEP/HSL é uma forma de fortalecer a qualificação dos trabalhadores que atuam na linha de frente na formação dos profissionais por meio das Residências em Saúde. "Consideramos uma oportunidade única para qualificação dos nossos preceptores. Consequentemente, aprimoramos a formação dos nossos residentes, que serão os futuros profissionais do SUS", explica.

O curso de especialização compõe o conjunto de iniciativas educacionais do Projeto de Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SU (DGPSUS) aprovado para o triênio 2021-2023, com execução pelo IEP/HSL. Foi construído em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), em acordo com as diretrizes do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

A gerente administrativa, Scheila Medeiros Fernandes, observa que não é a primeira vez que servidores do HRHDS participam de projetos e cursos advindos do PROADI-SUS. "É essencial, por sermos um hospital ensino, que nossos profissionais estejam preparados para repassar todo o conhecimento e experiência que possuem. Justamente por isso, a especialização consolida esse aprendizado e fornece ferramentas para que eles possam orientar os futuros profissionais", afirma.