icone facebookicone twittericone instagram

A Maternidade Carmela Dutra (MCD), de Florianópolis, foi contemplada com adesão ao projeto Proadi Lean nas Emergências. A partir de agora a unidade irá implementar novos princípios e técnicas para melhoria de processos baseado em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e otimizados, eliminando tanto desperdícios quanto atividades de baixo valor agregado, por meio da metodologia Lean Healthcare.

                                                                 Foto: Robson Valverde

A diretora da MCD, Elyane Rangel Mendes Leal, explica que o Lean está sendo aplicado na área de saúde como uma ferramenta de gestão para eliminar os desperdícios e gerar maior valor ao paciente. “Estamos muito felizes em participar do projeto, pois temos uma emergência obstétrica bastante ativa, que inclusive é referência no Estado de Santa Catarina no atendimento a gestantes com suspeita ou confirmadas em casos leves da Covid-19, sem síndrome aguda respiratória. Essas ferramentas trarão enormes benefícios para todos os pacientes e funcionários da Carmela”.

Lean Healthcare é a aplicação de ideias “enxutas” em saúde para minimizar o desperdício por meio da melhoria contínua do processo, melhor satisfação do paciente, melhores resultados do atendimento e redução de custos. Além de identificar os desperdícios de uma forma mais clara, oferece ferramentas para reduzi-los, baseadas em cinco princípios: Valor, sob a ótica do cliente; Fluxo de valor, identificando a melhor sequencia das atividades que criam valor; Fluxo contínuo, realizando essas atividades sem interrupção; Produção puxada, realizando as atividades sempre que alguém as solicita; e Perfeição, de maneira cada vez melhor e mais eficaz, com melhoria contínua.

Com a participação dos hospitais Moinhos de Vento (HMV), de Porto Alegre (RS), e A Beneficência Portuguesa (BP), de São Paulo, no triênio 2021-2023, busca-se capilaridade do projeto no país e seu impacto na saúde pública brasileira, beneficiando mais 50 hospitais com a equipe da BP e 36 hospitais com o apoio do HMV. Além do desafio da ampliação da abrangência, soma-se o de garantir a manutenção e sustentabilidade dos resultados obtidos nos ciclos anteriores do projeto.