O Hospital Nereu Ramos (HNR), de Florianópolis, está cada vez mais inserido na saúde dos catarinenses. Com objetivo de voltar os olhares da sociedade para a comunidade científica e unir esforços para promover a prevenção e tratamento precoce da Tuberculose, a unidade realizou um evento para discussão dessa problemática atual e seus desafios na saúde pública na última quinta-feira, 24.

Segundo a Organização Pan-americana da Saúde, a pandemia da Covid-19 colocou em risco a estratégia de acabar com a tuberculose, como objetivo do milênio. Por isso, este ano o tema proposto lembra a necessidade urgente de investir recursos para intensificar o combate à doença.

848

Pensando nisso, o evento proporcionou troca de conhecimento entre os profissionais da Secretaria de Estado da Saúde e das prefeituras municipais de Florianópolis e São José. Também foram abordados os panoramas mundial e brasileiro da doença, o perfil epidemiológico dos pacientes portadores de tuberculose no HNR e as novidades no tratamento da doença. Ainda foi desmistificado o processo de trabalho do Laboratório Central (Lacen) no auxílio diagnóstico, assim como o papel da enfermagem no cuidado hospitalar a este paciente e o controle do estado. O evento foi finalizado com a discussão sobre o cuidado com o paciente após a alta hospitalar.

Referência Estadual no tratamento da Tuberculose Multirresistente, o Hospital Nereu Ramos conta com residência médica em Infectologia e mantém-se como principal unidade de saúde de Santa Catarina, especializada em doenças infecto parasitárias e pulmonares, bem como no enfrentamento do HIV/aids, da Influenza, da febre amarela e, recentemente, da Covid-19.

850