Gestores Estadual e municipais aprovaram a criação da 17º Região de Saúde de Santa Catarina de Jaraguá do Sul, dividindo a macrorregião Nordeste em duas partes. O objetivo é integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde da região de Jaraguá do Sul. A pactuação foi realizada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) desta terça-feira, 24.

A proposta foi idealizada pela Comissão Intergestora Regional (CIR) Nordeste. A partir de agora, Jaraguá do Sul, que estava na mesma região de Joinville, passa a ser uma Região de Saúde.  “Durante a pandemia, a CIR viu a necessidade em retomar a organização administrativa da região de Jaraguá do Sul. Será uma instância colegiada e não haverá custos a mais”, explica a superintendente de Planejamento em Saúde, Carmem Delziovo.

De acordo com o secretário adjunto, Alexandre Fagundes Lencina, o nome oficial da 17º Região de Saúde deve ser definido pelos representantes da região com a participação do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Os municípios que compõe a 17ª Região de Saúde são: Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder, totalizando 297.269 habitantes.

Mais informações para a imprensa
Gabriela Ressel
Secretaria de Estado da Saúde - SES