O estado de Santa Catarina vai distribuir neste sábado, 14, mais 162.855 doses da vacina contra a Covid-19 às Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs) das Regionais de Saúde de Santa Catarina. São 60.840 doses da vacina Pfizer e 48 mil doses da Coronavac, que chegaram ao estado nesta sexta, 13, para aplicação da primeira dose e outras 3.200 da Janssen que estavam armazenadas na Rede de Frio Estadual. Também serão enviadas 29.400 doses da Coronavac e 21.415 doses da AstraZeneca para aplicação da segunda dose.

Confira aqui a tabela de distribuição de doses

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

A distribuição começa pela manhã. As doses das centrais da Grande Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau, Itajaí, Lages e Rio do Sul seguem via terrestre. Já as doses das centrais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira e Joaçaba serão transportadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.

Somente nesta última semana, chegaram ao estado 401.560 doses da vacina contra a Covid-19 e foram distribuídas 368.965 para aplicação da primeira e segunda dose. Desde o início da Campanha de Vacinação, o estado já recebeu 7.075.380 doses.

“Se o Ministério da Saúde permanecer com esse ritmo de entrega de vacinas será possível concluir a vacinação da população adulta acima de 18 anos até o fim deste mês de agosto, conforme previsto no Calendário Estadual de Vacinação contra a Covid-19”, pontua o diretor da DIVE/SC, João Augusto Brancher Fuck.

A vacinação dos adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, já está prevista para ocorrer no estado após a conclusão da vacinação de toda a população adulta, com 18 anos ou mais, com a primeira dose da vacina. A operacionalização desta etapa será pactuada na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) que ocorre ainda no mês de agosto.

Doses da Janssen devem ser usadas nos grupos com mais chances de não conclusão do esquema vacinal
O estado atendeu integralmente o pedido de catorze municípios catarinenses referente à população em situação de rua que ainda não foi vacinada e encaminhou doses da vacina da Janssen, aplicada em dose única, para imunizar esse grupo. Mesmo atendendo esse pedido, todos os municípios receberam de forma proporcional as vacinas deste laboratório nesta remessa, e devem utilizá-las, prioritariamente, na vacinação de pessoas dos grupos nos quais existe um risco de não conclusão dos esquemas vacinais, ou seja, de pessoas com maior dificuldade de retorno para a aplicação da segunda dose.

“É importante que os municípios organizem estratégias, utilizando as doses da vacina deste fabricante para atendimento integral de toda a população em situação de rua, bem como outros grupos vulneráveis, que podem não retornar para o recebimento da segunda dose” reforça o diretor.

Os municípios que vão receber doses para a vacinação da população em situação de rua são: Blumenau (190), Indaial (25), Concórdia (20), Florianópolis (105), Capinzal (10), Herval d’Oeste (5), Monte Carlo (5), Araquari (5), Barra Velha (20), Itapoá (55), São Francisco do Sul (15), Lajeado Grande (5), Xanxerê (15), Xaxim (10).

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano,
Bruna Matos, Patrícia Pozzo
NUCOM - Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402