icone facebookicone twittericone instagram

Agosto é o mês dourado, mês que se dedica à conscientização sobre a importância da amamentação e do leito materno. Esse ano, a campanha traz uma reflexão sobre a importância que as redes de apoio têm para que esse ato seja concretizado, através do tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade compartilhada”.

Vanessa e Mateus se tornaram um símbolo do período que estamos vivendo. Iniciamos a campanha “Minha história com a amamentação” contanto mais sobre esse momento mágico entre mãe e filho.

Vanessa descobriu a gravidez em meio à pandemia. Foram meses de angústia, muito cuidado. As saídas eram apenas para consultas e exames. O pequeno Mateus nasceu com 36 semanas, mas cheio de saúde. Com todo o cuidado e atenção pode, já nos primeiros momentos, receber todo carinho e o alimento de ouro direto do peito de sua mãe.

“A amamentação sempre foi um desejo muito forte, por ser um alimento completo e que traria inúmeros benefícios para ele. Foram 36 horas de trabalho de parto, mas logo que nasceu já veio para os meus braços mamar na hora dourada. Foi muito emocionante. Fomos para o quarto e ele mamava sempre, nunca precisei dar fórmula”, conta Vanessa.

Esse acolhimento da amamentação seguiu, através da força de vontade e da dedicação de Vanessa.

“Tive uma candidíase mamária, eu chorava dando de mamar, mas a confusão de bicos doeu demais, principalmente o emocional. Aquele “biquinho” inofensivo, para acalmar, quase me fez perder toda a amamentação, tudo que eu havia lutado para não desistir. Ele chorava, não queria meu peito, foi um momento bem difícil. Passei a noite com ele deitado comigo para que ele sentisse o cheiro, voltasse a querer pegar o peito, passei o dia com ele no colo, dando mama em pé e embalando. Foram dias bem difíceis, exaustivos, mas eu segui e consegui. Agora ele vive grudado”, relembra.

Quando Mateus completou cinco meses, Vanessa recebeu a notícia de que poderia ser vacinada contra a Covid-19 como parte do grupo das lactantes.

“ Eu não tive dúvida. No momento que foi liberado para lactantes já busquei informações para ver onde poderia ser vacinada, pois sei que através do leite ele receberia esses anticorpos também. Ter a oportunidade de receber essa vacina e poder proteger quem eu mais amo, não tive nenhuma dúvida. Agora estamos ansiosos pela segunda dose”, comemora.