icone facebookicone twittericone instagram

As Residências em Saúde são especializações lato sensu caracterizadas como treinamento em serviço cujo objetivo é a formação de profissionais qualificados em diferentes áreas da saúde.

No âmbito da SES/SC existem Programas de Residência Médica há mais de 50 anos que ofertam aos médicos recém-formados condições de abraçar uma especialidade e, assim, exercê-la em benefício da população.

Mais recentemente, a partir de 2015, a SES passou a ofertar também Programas de Residências Multiprofissional, envolvendo as áreas de educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social.

Atualmente, existem 74 Programas de Residência Médica, com 50 especialidades, distribuídos em 11 hospitais próprios da SES, 3 de organizações sociais (OS) e 1 na Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC) que abrangem o trabalho de mais de 1.200 médicos preceptores no ensino e na assistência; e cerca de 580 médicos residentes.

A SES também conta com 6 Programas de Residência Multiprofissional, com 5 especialidades, distribuídos em 4 unidades hospitalares próprias da SES e 1 na ESPSC. Os PRMulti vinculados à Secretaria de Estado da Saúde contam com aproximadamente 80 residentes e envolvem mais de 250 preceptores de diferentes áreas de atuação.

Nesse contexto, a Escola de Saúde Pública de Santa Catarina (ESPSC) conta com dois órgãos assessores da Diretoria, a Comissão Central de Residência Médica (CCRM) e a Comissão Central de Residência Multiprofissional (CCRMulti), que apoiam o desenvolvimento das ações das Comissões de Residência Médica (COREME) e Residência Multiprofissional (COREMU) no âmbito da SES/SC.