icone facebookicone twittericone instagram

O estado de Santa Catarina alcançou mais uma marca importante no combate à pandemia da Covid-19, a vacinação de mais de 1 milhão de pessoas com a segunda dose (D2) ou dose única da vacina contra a Covid-19. No total, de acordo com Vacinômetro estadual, foram aplicadas 4.125.748 doses na população catarinense. Destas, 1.033.382 foram segunda dose ou dose única (dados atualizados às 13h41 desta terça, 13).

O diretor da DIVE/SC, João Augusto Brancher Fuck, reforça a importância de completar o esquema vacinal com as duas doses da vacina. “Apenas depois da segunda dose é que se cria uma imunidade contra a doença. Se as pessoas não procuram a dose dois, elas acabam não alcançando uma proteção adequada e contribuem para manter o vírus circulando em Santa Catarina”, ressalta o diretor.

Levantamento realizado pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina, na última segunda, 12, aponta que 85.629 pessoas não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda dose da vacina. Deste total, 47.026 são de pessoas vacinadas com a Coronavac e 38.603 de pessoas vacinadas com AstraZeneca. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SiPNI), do Ministério da Saúde.

Antecipação da segunda dose da AstraZeneca

Para organizar o processo de vacinação e evitar atrasos na aplicação da segunda dose (D2) da vacina AstraZeneca, desde o dia 5 de julho, os municípios podem antecipar o agendamento da D2 para um período a partir de 10 semanas da primeira dose, com limite máximo de 12 semanas.

Para isso, o estado iniciou a distribuição de mais 214.500 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz às 17 centrais regionais estaduais para aplicação da segunda dose (D2) na última segunda, 12, e segue distribuindo nesta terça, 13. A previsão é que a distribuição seja encerrada na tarde de terça-feira. Todos os 295 municípios catarinenses serão contemplados com esta remessa.

6.

6

Informações adicionais para a imprensa:
Amanda Mariano
Bruna Matos
Patrícia Pozzo
NUCOM - Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive)
Secretaria de Estado da Saúde
Fone: (48) 3664-7406 | 3664-7402
E-mail: divecomunicacao@saude.sc.gov.br
www.dive.sc.gov.br
www.instagram.com/divesantacatarina
www.facebook.com/divesantacatarina