O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina registrou 552 mil atendimentos nos últimos dois anos, entre 2020 e 2021. O número engloba tanto com envio de veículos quanto aqueles atendimentos finalizados com orientações médicas. São 191.555 em 2021 e 360.498 no ano passado. O número de transferências neste período também foi de destaque: houve um aumento de 74,67% de demanda. Os dados foram apontados por relatório da Superintendência de Urgência e Emergência (SUE).

De acordo com o levantamento, as regiões com maior número de atendimentos com ambulâncias, no período, foram as do Sul do Estado, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte/Nordeste.

428

O secretário da Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, avaliou que os dados corroboram que o SAMU do Estado é diferenciado. "É importante reconhecermos os profissionais do serviço, que jamais baixaram a guarda. A pandemia nos trouxe diversos desafios, inclusive físicos e emocionais. Nossas equipes mostraram preparo, qualidade e superaram todos os obstáculos. Acredito que isso é ressaltado pelo alto número de atendimentos. Temos um dos melhores SAMUs do Brasil, sem dúvidas", apontou o secretário.

Desafio emocional

A médica Juliana Machado Costa, de Rio do Sul e dos Arcanjos, trabalha no SAMU há mais de cinco anos e relatou que todos os casos durante a pandemia foram difíceis e tiveram suas peculiaridades. "O desgaste de todos é muito forte. Houve situações muito difíceis durante esse tempo, onde inclusive tivemos colegas que passaram mal em atendimentos ou que tiveram quadros de insuficiência respiratória. O mais difícil deve ter sido quando um colega se tornou paciente. Daqueles que atendi, eu acho que o mais marcante foi quando tivemos que transportar um paciente para o Espírito Santo. Nós fizemos a triagem dentro do Hospital de Chapecó. A equipe estava ansiosa e, no local, havia muitos doentes. Foi muito forte", resumiu Juliana.

Atendimentos em 2021

O relatório deste ano da Superintendência de Urgência e Emergência já registrou em apenas seis meses 70.316 ocorrências com envio de ambulância e outras 81.559 finalizadas apenas com a necessidade da orientação médica. O relatório também divulgou os números por região até o momento:

426
427

Transferências

O SAMU, igualmente, aumentou em 74,67% o número de transferências realizadas no Estado nos seis primeiros meses do ano - num comparativo com 2020 e 2019. Neste 2021, até o dia 1º de julho, o Serviço contabilizou 9.257 mil transferências. No ano passado, o número foi de 6.912, enquanto esses dados eram de 6.911 no ano retrasado.

425

"Esses números são curiosos, pois demonstram que existia um equilíbrio no número de transferências até a pandemia do Coronavírus. Houve evidentemente uma alta demanda do SAMU/SC, a partir do instante em que foram sendo cada vez mais necessárias as requisições de transporte de paciente. Isso impactou o Serviço e, do mesmo modo, demonstrou a operacionalidade de nossos profissionais durante períodos tão difíceis. É algo que ficará na história", destacou o Superintendente de Urgência e Emergência, Diogo Bahia Losso.

O único da região Sul a cobrir 100% da população

O SAMU de Santa Catarina é também o único da região sul a cobrir 100% da população do Estado, de acordo com dados levantados até o final de 2020 e já divulgados anteriormente. O Rio Grande do Sul cobre 10,3 milhões de pessoas, o que corresponde a 91,2%; enquanto o Serviço no Paraná engloba 10,2 milhões de cidadãos, que é cerca de 90,2%.

Decisão histórica

Foi em 2021 que uma decisão da Comissão Intergestores Bipartite ainda fez história no Estado de Santa Catarina ao instaurar a primeira Câmara Técnica de Urgência e Emergência. Esse colegiado tem como principais objetivos discutir e propor encaminhamentos, redefinir compromissos das esferas Estadual, Regional e Municipal acerca da organização dos componentes da Rede e servir como instância de avaliações. A Câmara será imprescindível para avaliar o perfil assistencial da Rede, visando propor melhorias da capacidades e sugerir prioridades, métodos, estratégias, entre outros.

Ao todo, o SAMU SC engloba mais de 7 milhões de catarinenses, com 96 Unidades de Suporte Básico, um avião, dois helicópteros e 23 Unidades de Suporte Avançados.

3

Mais informações para a imprensa:

Andrey Lehnemann
Secretaria de Estado da Saúde - SES