Santa Catarina vem enfrentando desafios diversos tanto no campo da saúde quanto no político. Há 60 dias, o trabalho dentro do Governo do Estado pôde ser retomado de forma plena e os resultados disso podem ser observados em ações concretas.

A Secretaria de Estado da Saúde intensificou nas últimas semanas, uma série de projetos para qualificar ainda mais a Saúde Pública de Santa Catarina. Em 60 dias, já foram encaminhados aos municípios R$ 102.672.828,33, por meio da Política Hospitalar Catarinense, de emendas federais e de convênios específicos. Igualmente, entre maio e junho, a SES desenvolveu uma série de ações efetivas para a qualificação de estruturas, operação e medicamentos, qualificando ainda mais a atenção à saúde dos catarinenses.

Foto: Mauricio Vieira/Secom

+ Gestão

Uma revisão na Política Hospitalar Catarinense (PHC) está sendo feita nos últimos meses, com a intenção de qualificar ainda mais a rede pública. Além disso, a SES vem desenvolvendo um fluxo de atendimento aos pacientes pós-Covid nos Hospitais próprios, incluindo as maternidades.

+ Estrutura hospitalar

As Unidades Hospitalares do Estado também receberam mais gestão no quesito estrutura, através da Gerência de Manutenção e Obras. A ampliação do Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos entrou na reta final, sendo que a nova ala de enfermaria já foi entregue no mês de junho. Um novo tomógrafo, que era um pedido histórico, também foi entregue ao Hospital no mesmo mês.

Ainda, neste período, concluiu-se o aditivo para a finalização do Hospital São Paulo e, no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, estão sendo realizados os ajustes finais para a conclusão do Centro Cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva.

A SES prevê também a ampliação da Maternidade Darcy Vargas.

Já no Instituto de Cardiologia, o foco é a conclusão do Setor de Medicina Nuclear.
Nesses dois meses, além do mais, foram elaborados os projetos de implantação de nova UTI no Hospital Celso Ramos e da implantação de unidade de psiquiatria, isolamento, ala de queimados e banco de leite no Hospital Infantil Joana de Gusmão.
No Hospital Regional São José foram abertas duas salas cirúrgicas e no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) foi realizada a reforma na recepção, com ampliação da área coberta, proporcionando maior conforto aos pacientes.

+ Medicamentos

As ações de enfrentamento à pandemia também se desenvolveram através da doação e empréstimo de medicamentos, principalmente do “kit intubação” para os municípios catarinenses. As medicações são fundamentais para atendimento de pacientes acometidos da forma mais grave da Covid-19 - ao todo, mais de 255 mil.

+ Leitos

Foto: Mauricio Vieira/Arquivo/Secom

Entre maio e junho, o Ministério da Saúde autorizou a implantação de 303 leitos de UTI Covid-19 no Estado, beneficiando 19 municípios em todas as regiões. Para acompanhar essa ampliação no atendimento foram contratados 428 servidores por meio de 18 Processos Seletivos.

+ Informação

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

A SES deu início a elaboração dos projetos de implantação de teleconsultorias e teleconsultas em especialidades, projetando maior agilidade nos atendimentos.
Buscando dar maior transparência à população sobre os processos de fila de espera por cirurgia, a SES, em parceria com o Ministério Público do Estado e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS, iniciou o desenvolvimento de um portal, no qual dará a possibilidade ao cidadão de acompanhar de forma mais clara a sua posição na fila de espera.

+ Atendimento

No dia 13 de maio foi publicada a Portaria 505, que autorizou a retomada segura das cirurgias eletivas nas unidades hospitalares próprias da SES sob administração direta, unidades hospitalares administradas por OS, além das unidades filantrópicas contratualizadas, sob gestão municipal ou federal e as unidades privadas.

Apenas no período compreendido entre maio e junho, por meio do serviço de Atendimento Pré-Hopitalar Móvel (APH móvel), realizou ainda 58.417 atendimentos.

+ vacinas

419Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

O período de junho foi destaque também no campo da vacinação. Em 30 dias, o Estado de Santa Catarina aplicou mais de 1 milhão de doses da vacina contra a COVID-19, avançando nos grupos prioritários e nas faixas etárias. Foi também lançado o calendário de vacinação prevendo que toda a população catarinense acima dos 18 anos receberá ao menos uma dose da vacina até agosto de 2021.

Houve avanço na campanha de vacinação contra a H1N1, da mesma forma; assim, desenvolvendo duas campanhas de vacinação de forma conjunta.

.

Mais informações para a imprensa:

Andrey Lehnemann e Karla Lobato
Secretaria de Estado da Saúde - SES