A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina recebeu nesta manhã uma comitiva de vereadores de Joinville para discutir a distribuição de insulina na região e vacinação contra a Covid-19. A reunião discutiu pontos importantes relativos ao quantitativo de doses enviadas de acordo com percentual populacional, fornecimento de medicamentos e gestão hospitalar.

INSULINAS

O fornecimento de insulinas análogas de ação rápida dentro do Sistema Único de Saúde é feito pelo Ministério da Saúde, que realizou recentemente a troca da insulina asparte por glulisina, medicamento este que chegou a Santa Catarina ontem e está sendo distribuído aos municípios. Em especial para a região de Joinville, o Estado cumpre uma decisão de uma Ação Civil Pública (ACP) que determina a distribuição da insulina novomix (30% asparte solúvel e 70% asparte protaminada) para os pacientes da região de abrangência da ACP.

"O Estado manteve o compromisso de fornecer a insulina asparte para atender às necessidades dos pacientes integrantes da ação que, por motivos clínicos, estão impossibilitados de migrar para a glulisina. Existe, além disso, a recomendação para não utilização da insulina glulisina para crianças de 2 a 4 anos e gestantes, motivo pelo qual a Secretaria de Estado da Saúde está trabalhando em um protocolo estadual para garantir o fornecimento da insulina asparte a estes pacientes, ao mesmo tempo que discute com o Ministério da Saúde a situação destes grupos”, destacou o secretário adjunto Alexandre Lencina Fagundes. A orientação do Ministério da Saúde é de que todos os pacientes diabéticos que necessitam de insulinas análogas de ação rápida fornecida pelo SUS busquem auxílio médico para que seja feita a substituição pela glulisina.

VACINAÇÃO

Durante a conversa com os vereadores, a SES apontou que cada município recebe as doses de vacina de acordo com o percentual populacional - agora que o calendário estipula a aplicação por faixa etária. Essa é uma das razões por Joinville estar recebendo mais doses, atualmente, que outras cidades com menor número de habitantes.

POLÍTICA HOSPITALAR

Igualmente, na presença do secretário André Motta Ribeiro, tocou-se noutro ponto sensível que a SES discute com a comunidade joinvilense: o financiamento do Hospital São José. Uma audiência pública será feita na ALESC na semana que vem sobre o tema. O município pede auxílio do Estado, que, embora saiba que a gestão é municipal, está estudando uma melhoria da Política Hospitalar Catarinense para auxiliar regiões que necessitem de um acompanhamento mais contundente.

Mais informações para a imprensa:

Andrey Lehnemann
Secretaria de Estado da Saúde - SES