icone facebookicone twittericone instagram

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, visita nesta segunda-feira,5, a Maternidade Carmela Dutra para participar da comemoração dos seus 66 anos de atividade.

A unidade da Secretaria de Estado da Saúde completou mais um aniversário, no último sábado (3). Referência no atendimento obstétrico e neonatal em Florianópolis, a unidade foi a primeira maternidade pública de Santa Catarina. Atualmente, conta com um equipamento de ultrassom 3D de ultima geração que é pioneiro na saúde pública estadual e um diferencial no atendimento as gestantes.

Motta visitou vários setores da MCD, acompanhado da diretora Elyane Rangel Mendes Leal, e destacou a qualidade dos profissionais que atuam na maternidade. “O gestor de processos não se faz sozinho, se faz com uma equipe. Nada disso seria possível sem nosso corpo de profissionais, que mesmo nas dificuldades que enfrentamos na pandemia se colocaram a disposição e se entregaram” disse.

Em mais de meio século de história, a instituição passou por reformas, ampliação e adequação dos serviços para garantir um atendimento cada vez mais qualificado para a população, totalmente custeado pelo Sistema Único de Saúde.

Outros serviços de destaque são o Banco de Leite Humano e a Central de Aleitamento Materno, pioneiros no estado. Eles são responsáveis pela coleta, processamento, controle de qualidade, estocagem e distribuição do produto às mães que apresentam dificuldade em oferecer o próprio leite para seus bebês.

Para combater as mortalidades neonatal e materna, a maternidade possui um setor destinado à Medicina Fetal, que detecta e trata doenças fetais intrauterinas, além da UTI neonatal e de uma ala específica para o atendimento em Gestação e Berçário de Alto Risco.