icone facebookicone twittericone instagram

O governo de Santa Catarina recebe nesse sábado, 03, um total de 379.460 doses da vacina contra a Covid-19. O primeiro lote com 91.260 doses da vacina Pfizer chegou na madrugada, por volta das 00h30. O segundo, com 105.750 doses da vacina AstraZeneca, está previsto para chegar no início da tarde, às 13h40. O terceiro lote, com 182.450 doses da vacina Janssen chega logo em seguida, às 13h45.

Para dar andamento na campanha de vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde prepara a distribuição das doses para segunda-feira, dia 5. Um total de 273.710 doses serão destinadas para aplicação da dose 1 (D1) e 150.000 doses serão destinadas para aplicação da dose dois (D2). A equipe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) passará o final de semana organizando a logística e o planejamento para esta que será a maior distribuição de vacinas contra a Covid-19 desde o início da campanha.

“Considerando que a SES já encaminhou um total de 257.190 doses na última quinta-feira, abastecendo os municípios catarinenses para dar continuidade a campanha, não haverá prejuízo para aqueles municípios que já planejaram ações para o final de semana. Além disso, possibilitará que a equipe da DIVE possa planejar uma distribuição com maior eficiência, buscando equalizar eventuais diferenças nas coberturas vacinais entre os municípios para cumprimento do novo calendário de vacinação, atendendo a uma solicitação da CIB, bem como busca evitar o risco de uma eventual perda de doses, considerando que há redução no número de trabalhadores nos municípios durante o fim de semana e a quantidade de doses a ser enviada é bastante significativo”, explica André Motta Ribeiro, secretário de Saúde de SC.

Novo grupo de vacinação


Foi deliberada na última reunião (1º de julho) da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), a continuidade da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina, com a incorporação do grupo prioritário de trabalhadores industriais e a manutenção da estratégia de vacinação da população em geral (18 a 59 anos de idade) e dos grupos prioritários anteriormente contemplados no Plano Nacional de Operacionalização.

“Para a vacinação do grupo prioritário de trabalhadores industriais, fica estabelecido que, a partir do total de doses encaminhadas aos municípios pela secretaria, será destinada uma cota de 30% das doses para grupo prioritário, ficando 70% das doses para a população em geral por faixa etária”, destaca Eduardo Macário, superintendente de Vigilância em Saúde de SC.

A partir do total de doses recebidas a cada remessa, os municípios deverão organizar a vacinação dos trabalhadores industriais, além de continuar a vacinação da população em geral por faixa etária e dos demais grupos prioritários que por ventura não foram vacinados até o momento.
Para comprovação, os trabalhadores industriais deverão apresentar carteira de trabalho ou crachá funcional, ou contracheque com documento de identidade, além de declaração da empresa com indicação de CNAE e de sua descrição.

O critério de distribuição de doses para cada município é realizado de forma proporcional à população estimada pelo IBGE por município para o ano de 2020, segundo faixa etária.

A tabela de distribuição com o quantitativo que cada município deve receber será divulgada no domingo, dia 04.