A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebe, nesta segunda-feira,14,  a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Oficina de Troca de Experiências e Boas Práticas na Resposta à Covid-19 com ênfase nos eixos Vigilância e Assistência em Saúde.

O evento começou por volta de 9h, na Defesa Civil, com cerca de 27 técnicos e autoridades da área da saúde, além de Ministério da Saúde (MS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), consultores e OPAS.

347

Com programação até o dia 18 de junho, o  Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, abriu o evento.

"Costumo dizer que a gestão da crise em SC é tripartite de fato. Em Santa Catarina, estivemos sempre próximos do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde o COSEMS e do MS”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. “Trouxemos os filantrópicos e diversas entidades para as discussões, inclusive com participação direta no COES. Trabalhamos sempre com diálogo e com a eficiência técnica. Essa conversa de hoje é mais uma soma".

Os tópicos que serão abordados no encontro incluem fluxo assistenciais, monitoramento, tempo de internação, dados de regulação, planejamento para transporte, papel da atenção primária, logística e disponibilidade para aquisição/distribuição de insumos e equipamentos, planos de ação para vigilância e assistência, incidência de casos, projeções, ocorrência de óbitos em residência por semana epidemiológica, entre outros.

As conversas continuam até sexta-feira. Haverá também visitas técnicas nos Hospitais referências e Unidades Hospitalares:  no dia 15, em Florianópolis; enquanto, no dia 16 de junho, em Criciúma e Joinville. O fechamento e conclusão dos trabalhos será dia 18, na sede da Defesa Civil.

.

,

Mais informações para a imprensa:
Andrey Lehnemann
Secretaria de Estado da Saúde - SES