icone facebookicone twittericone instagram

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto esteve no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajai, na manhã esta quarta-feira, 21, feriado para acompanhar as ações referentes à ampliação de leitos na unidade. Nos últimos dias a SES enviou equipamentos para a abertura de 10 novos leitos de terapia intensiva. No total, o HMKB contará com 80 leitos.

“Graças a remanejamentos realizados durante a semana já conseguimos enviar dez respiradores pulmonares para o Hospital Marieta. Cinco deles já estão em pleno funcionamento”, afirmou a secretaria “Isso é muito importante pois a região ainda conta com pacientes aguardando por leitos de terapia intensiva”.

160 
Foto:Divulgação

De acordo com os dados do Sistema SES Leitos desta quarta-feira, a região da Foz do Itajaí conta com 165 leitos ativos e taxa de ocupação de 97,7%. Oito pacientes da região aguardam por transferências para unidades de terapia intensiva. “Além da ampliação dos leitos de UTI, debatemos a possibilidade para que possamos ter mais leitos clínicos, que são aqueles que chamamos de leitos de enfermaria. Quanto mais leitos de UTI abrimos, mais necessários são esses leitos clínicos, destinados tanto aos pacientes Covid quando aos que apresentem outras patologias”, destacou a secretária.

Carmen verificou que a estrutura nova do Marieta Konder está 98% concluída e reforçou a importância de ativar todos os espaços para que a unidade possa atender ainda mais pacientes.

“Precisamos preparar o Estado para a retomada das cirurgias de câncer e cardiológicas”, afirmou.

“Mas é preciso reforçar que essa doença nos traz situações complexas. Só com a união de todos é que vamos avançar nessa luta contra o coronavírus. 2021 é um ano muito mais difícil que 2020, principalmente, em função da da nova variante, que atinge mais jovens, deixa pacientes por mais tempo internados em UTIs e com quadros mais complexos nas enfermarias. Por isso é tão importante a atenção redobrada com o auto cuidado”.

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br
@saude.sc