O Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) de Florianópolis recebeu nesta quinta-feira, 15, o equipamento “Central de Inclusão”. A aquisição tornará o processo de inclusão de peças anatômicas em parafina mais célere, limpo e preciso, fornecendo clareza na numeração dos cassetes histológicos (número de exame) e redução de espaço físico para arquivamento.

Demais equipamentos para o SVO de Florianópolis estão em fase de licitação e outros, já licitados, aguardando a entrega. Dentre eles, microscópios, carro hidráulico, foco cirúrgico móvel, impressoras de cassete e lâminas histológicas, que proporcionarão aos patologistas uma forma mais segura de elaborar o laudo anatomopatológico e, consequentemente, ao médico solicitante das unidades hospitalares, a indicação do melhor tratamento ao paciente.

140 Foto: Divulgação

A compra destes equipamentos só foi possível por meio da Portaria do Ministério da Saúde nº 3.717, de 22 de dezembro de 2020, que instituiu em caráter excepcional e temporário o incentivo financeiro para aquisição de equipamentos e materiais permanentes destinados aos SVO habilitados na Rede Nacional de Verificação de Óbito (RNVO). O objetivo é subsidiar as ações de investigação da causa do óbito, para melhoria da informação e o aprimoramento da vigilância, alerta e resposta para a emergência de saúde pública da epidemia de Covid-19 no Brasil.

Em Santa Catarina, o incentivo foi disponibilizado para o fortalecimento do SVO estadual, localizado na capital, no valor de R$ 5,5 milhões, e ao SVO municipal de Joinville, no valor de R$ 5 milhões.

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Secretaria de Estado da Saúde - SES