A Secretaria de Saúde confirmou que 45,5 mil pessoas não tomaram a segunda dose da vacina Coronavac no intervalo recomendado, que é de, no máximo, 28 dias. Desta forma, o Governo do Estado nas últimas semanas, em parceria com os municípios, tem realizado busca ativa para a vacinação – com campanhas e boletins para orientar a população da importância da segunda dose.

De acordo com a Secretária Carmen Zanotto, a SES vem criando uma força-tarefa junto com os municípios para fazer uma busca ativa das pessoas que ainda não se vacinaram. Há também diálogo com prefeitos e regionais para manter atualizado o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, o que conferirá maior precisão nos dados.

“É necessário reforçar que as vacinas AstraZeneca e Coronavac precisam de duas doses para a proteção contra a doença. Assim, torna-se fundamental que as pessoas que já receberam a primeira dose estejam atentas ao calendário vacinal para o recebimento da segunda dose. Precisamos conscientizar as pessoas neste sentido e cada município, cada prefeitura, será importante para que ninguém fique para trás”, concluiu a Secretária.