icone facebookicone twittericone instagram

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, devido a situações de negligência e omissão de informações por parte de acompanhantes, a Maternidade Darcy Vargas, de Joinville, viu-se obrigada a restringir o acesso a acompanhantes para o período de pós-parto.

Segue permitido um (01) acompanhante para atendimento no pré-parto e durante o parto, desde que o acompanhante declare não estar com sintomas gripais e não ser do grupo de risco. Também é permito acompanhamento para menores de idade; casos de óbito fetal; pacientes com problemas psiquiátricos, após avaliação da equipe multiprofissional; e pacientes com necessidades especiais.

Esta ação visa proteger as gestantes, os recém-nascidos e os profissionais de saúde para que não haja o risco de contaminação comunitária da Covid-19 na unidade, visto que alguns acompanhantes não estão colaborando com o preenchimento do questionário e obediência às regras de proteção.

Tão logo diminua o risco de gravidade da região, a MDV estuda rever esta posição. Além disso, a orientação é que as unidades sigam o que foi determinado pela Nota Técnica nº 004/2020 – DAPS/SPS/SES (atualizada em 05 de maio de 2020), com orientações sobre o atendimento da gestante, puérpera e recém-nascido no enfrentamento à pandemia de covid-19.