A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu, nesta sexta-feira, 26, dois lotes de medicações do chamado kit intubação adquiridas com recursos próprios. Esses medicamentos são fundamentais para atendimento de pacientes acometidos da forma mais grave da Covid-19.

Foram entregues 17.304 unidades de brometo de rocurônio de 10 mg e 23.750 de atracúrio. As doses atenderão as unidades próprias do Estado e também serão encaminhadas, em forma de doação ou empréstimo, a hospitais municipais, filantrópicos e organizações sociais.

Foto: Divulgação

Por meio de uma articulação da SES junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) foi desenvolvido um formulário para que as unidades de saúde que possuem UTI-COVID preencham informações sobre os estoques de medicamentos e a previsão de uso. Esses dados são compilados pela Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF) de SC e encaminhadas ao CONASS. Desta forma, o Ministério da Saúde pode acompanhar as demandas e calcular a necessidade de envio dos medicamentos.

“Nós entendemos que é necessária uma articulação nacional para que possamos administrar os estoques desses medicamentos em todo o país. Estamos trabalhando e buscando alternativa de aquisição para não sofrermos com desabastecimento”, afirma o secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro.

Ainda durante esta sexta-feira (26) e o sábado (27), o Estado está disponibilizando uma remessa das medicações Atracúrio, Propofol e Suxametônio, que estavam no estoque da SES, a 48 unidades de saúde que preencheram o formulário de solicitação.

A Secretaria segue recebendo as solicitações e atendendo as demandas dos municípios sempre que possível, visto que a demanda por essas medicações aumentou drasticamente e os fornecedores vem apresentando dificuldades de cumprimento dos contratos.

Está prevista para as próximas horas a chegada de mais uma lote de medicações do “kit intubação”, agora disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

Desde o início da pandemia o Estado doou 203,6 mil unidades de medicamentos a essas instituições, em um valor que ultrapassa os R$ 4 milhões. Também foram realizados empréstimos de 57.508 doses, somando R$ 380 mil.

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Secretaria de Estado da Saúde - SES