O Governo de Santa Catarina recebeu na manhã desta segunda-feira, 22, dez câmaras de resfriamento para as vacinas serem armazenadas e dez motores. A doação foi realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), através do Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (FERA/SC).

Os equipamentos estão na Gerência de Patrimônio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para serem posteriormente destinadas às salas de vacinação dos municípios. As câmaras têm capacidade de 1200 litros e fazem parte do segundo lote encaminhado pela instituição. Anteriormente, o Estado havia recebido cinco unidades que foram distribuídas entre os municípios de Blumenau, Xanxerê, Lages, Tubarão e Criciúma.

40Foto: Divulgação

Conforme o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, sempre nos momentos de adversidade, o empresariado catarinense demonstra seu espírito solidário com a comunidade. “E tem sido desta forma, também durante esta pandemia. Entre as inúmeras iniciativas da indústria de Santa Catarina está o Fundo Empresarial para Reação Articulada de Santa Catarina Contra o Coronavírus (FERA/SC), articulado pela FIESC e por meio do qual foi possível a doação de equipamentos e insumos à rede estadual de saúde – incluindo respiradores pulmonares, medicamentos, oxímetros e, neste momento, as câmaras para armazenamento e conservação das vacinas”.

Ainda está prevista a doação de mais 15 câmaras, totalizando 30. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, agradeceu a mobilização da FIESC. “É de extrema importância essa iniciativa e a interação entre o poder público e privado, ainda mais neste momento em que estamos ampliando a vacinação no nosso Estado. Esses equipamentos trazem segurança e ampliam a nossa capacidade de armazenamento”, conclui.

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Secretaria de Estado da Saúde - SES