icone facebookicone twittericone instagram

A pandemia de Covid-19 foi um dos fatores que provocaram aumento da violência doméstica contra as mulheres no Brasil em 2020. De acordo com o relatório apresentado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, no ano passado, mais de 105 mil denúncias de violência contra a mulher foram registradas nas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100. Do total de registros, 72% (75,7 mil denúncias) são referentes a violência doméstica e familiar contra a mulher. A informação foi divulgada no dia 07 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher.

O Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20, quando surgiram os movimentos sociais de mulheres buscando por melhores condições de trabalho, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. Atualmente, é comemorada em mais de 100 países com debates e protestos por igualdade de gênero e celebração do feminino durante todo o mês de março.

No Brasil, os protestos trazem reivindicações sobre a igualdade salarial e a violência contra a mulher, que teve seu agravamento mundial diante da pandemia de Covid-19  que iniciou em 2020.

O cenário pandêmico em que vivemos atualmente e as recomendações das autoridades sanitárias de distanciamento social impactam diretamente o cenário da violência doméstica. Seus fatores de risco foram potencializados pela convivência e constante vigilância do agressor com a vítima, pelo estresse ocasionado pelo distanciamento social, preocupações perante o cenário, a diminuição da renda, entre outros.

Além do mais, os fatores de proteção das vítimas acabaram sendo prejudicados, devido à dificuldade de contato da vítima com a rede de apoio social e institucional. Por estas razões se faz imprescindível fortalecer as instituições para a compreensão do cenário e aplicação de medidas de combate à violência doméstica no atual contexto.

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, ao longo de 2020, foram registrados mais de 44 mil boletins de ocorrência por violência doméstica em todo o estado de Santa Catarina, sendo mais de cinco mil somente no mês de setembro. Os dados foram divulgados em outubro do ano passado.

Diante da importância do tema, a Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social promove a Webpalestra: O Combate à violência doméstica em tempos de Pandemia que será ministrada pela Dra. Patrícia Maria Zimmermann D’Ávila, delegada e coordenadora das DPCAMIs, que ocorrerá nesta quinta-feira 11/08 às 14h pela plataforma do Educa Saúde, através do link: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/daps-sc.