icone facebookicone twittericone instagram

Num comparativo entre janeiro e fevereiro de 2020 com 2021, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina registrou a transferência de cerca de 28% a mais de pacientes de um hospital a outro. A demanda engloba o transporte inter-hospitalar por avião e ambulâncias terrestres. Neste ano, no mês de janeiro, o SAMU transferiu 16 pacientes por avião, 887 por Unidades de Suporte Avançado (USA) e 318 por Unidades de Suporte Básico (USB). No mês de fevereiro, o relatório apontou 7 transferências de avião, 866 por USAs e 295 por USBs.



“O aumento expressivo leva em consideração o momento pandêmico que vivemos; é notável. E mostra que os nossos profissionais não param e que continuamos sendo referência”, destacou a Diretora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina, Juliana Brasil.

O maior número de transferências ocorreram nas cidades de Chapecó, Mafra e Joinville, neste mês de fevereiro. Ao todo, o SAMU realizou 3.057 transferências em apenas 59 dias. Algo em torno de 51 transportes diários.

 

Mais informações para a imprensa:
Andrey Lehnemann
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br
@saude.sc