icone facebookicone twittericone instagram

O governador Carlos Moisés, acompanhado de governadores de outros estados, visitou na manhã desta terça-feira, 2, em Brasília, as instalações da União Química Farmacêutica Nacional, responsável no Brasil pela produção da vacina Sputnik V, da Rússia. Os chefes de estados conheceram a estrutura da empresa, a capacidade de produção e o cronograma de entrega da vacina.

A empresa tem o compromisso de produzir 10 milhões de doses do imunizante. Os insumos para produção já estão no Brasil e aguardam a liberação emergencial. Assim que for autorizado pela Anvisa, o que se espera para ainda este mês, o imunizante deve ser produzido e distribuído no Plano Nacional de Imunização.

 
Imagem: Reprodução

“Junto com outros governadores conhecemos a estrutura e nos colocamos à disposição inclusive para aquisição, mas acreditamos que o Ministério da Saúde vai adquirir a vacina. Foi uma boa reunião e nós saímos daqui certos de que com a autorização serão mais 10 milhões de doses para imunizar os grupos prioritários”, destacou Carlos Moisés.

A previsão de entrega ao Governo Federal é de 400 mil doses até 31 de março, seguidos de 2 milhões até 30 de abril e 7,6 milhões até 31 de maio.

O governador acrescentou que a empresa já produz medicamentos e vacinas, alguns são utilizados na terapia intensiva. “Cerca de 50% dos pacientes para Covid utilizam algum medicamento produzido pela empresa. A farmacêutica tem expertise e possui um grande parque industrial.”

 
Foto: Divulgação / SES

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, acompanhou o governador Carlos Moisés nas agendas em Brasília.

A visita às instalações da farmacêutica foi coordenada pelo governador do Piauí, Wellington Dias, coordenador da temática “Estratégia para vacina contra a Covid-19” do Fórum Nacional de Governadores.


Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: bety@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3014
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC