icone facebookicone twittericone instagram

Há um mês o Estado de Santa Catarina se mobilizava para o início da campanha de vacinação mais aguardada da história. E a honra de ser o primeiro vacinado coube ao enfermeiro Júlio César Azevedo, 55 anos, servidor do Hospital Governador Celso Ramos.                                                                                    Foto:Arquivo/Secom

Quando foi vacinado, em 18 de janeiro, o enfermeiro da SES ressaltou que estava sendo imunizado “em nome do amor”. Hoje, ele ressalta que ato de amor consiste em continuar mantendo todos os cuidados necessários para evitar o avanço do coronavírus.

“Tenho a segurança para atuar na linha de frente do Hospital Celso Ramos por estar vacinado com as duas doses. Mas continuo seguindo as restrições e adotando todos os cuidados necessários até que o maior número de pessoas estejam vacinadas”, afirma. “A transmissão continua ocorrendo e por isso não relaxei com os cuidados em momento algum”.

Um mês depois, Júlio César continua atuando na UTI Covid do HGCR, no centro de Florianópolis. Ele destaca que tomou a segunda dose no dia 14 de fevereiro, assim como os demais profissionais da sua unidade, e que não sentiu nenhum tipo de reação à vacina.

O ato simbólico da vacinação, realizado no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, em São José, no dia 18 de janeiro reuniu o governador Carlos Moisés, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, representantes de municípios e jornalistas para o registro do momento histórico.

Desde então, o balanço parcial de vacinação divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, por meio de sua Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), na última quarta-feira, 17, aponta que o estado aplicou  176.481 doses desde o início da campanha.

Os dados apontam que foram aplicadas pelos municípios mais 25.639 doses em 48 horas. No boletim divulgado na segunda, 15, quando haviam sido aplicadas 150.842 doses (D1 + D2). Deste total são 143.754 aplicações de primeira dose (D1) e 32.727 foram segunda dose, situação em que se enquadra o enfermeiro Júlio Cesar.
Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br