A Secretaria de Saúde do Estado enviou mais cinco respiradores para o município de Chapecó, na manhã deste sábado (13). O objetivo é ampliar a oferta de leitos de UTI na região oeste, que vem enfrentando problemas com a alta taxa de ocupação.

A operação foi coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com apoio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-SC).

O equipamento foi entregue via aérea no final da manhã no Hospital Regional do Oeste. No último dia 5 a SES já havia encaminhado dez respiradores WEG, o que permitiu colocar em funcionamento mais cinco leitos de UTI no Hospital Regional do Oeste, além do atendimento de pacientes em outros setores.

O Estado de Santa Catarina vem atuando para atender a região oeste. Com a operação realizada neste sábado, já são 17 respiradores enviados à região, sendo 15 para Chapecó e dois para o município de Maravilha.

Além disso, uma grande operação de transferência de pacientes vem sendo realizada para aliviar as taxas de ocupação na região. Em janeiro e feveireiro, 75 pacientes foram transferidos de hospitais da Região Oeste para unidades em outras regiões do Estado. Dessas transferências, 45 ocorreram em fevereiro.

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado ampliou 80 leitos de terapia intensiva para a região do Oeste catarinense. A SES vem cobrando a reativação de quase 100 leitos que foram desativados, alguns deles nos municípios mais afetados pela pandemia neste momento no Oeste.

Para o enfrentamento ao novo coronavírus, o Governo de SC já distribuiu mais de 700 respiradores e monitores, além de insumos suficientes para o aumento em 160% da rede de UTI adulto nas unidades hospitalares catarinenses.

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Secretaria de Estado da Saúde - SES