Uma das pacientes diagnosticadas com Covid 19 transferidas de Manaus para Santa Catarina deixou uma carta para servidores do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, assim que recebeu a alta médica.

Ana Simone Assunção, escreveu o agradecimento em um guardanapo de papel e entregou ao corpo clínico Ela embarcou para o Amazonas na noite desta quarta-feira, 10, em voo custeado pelo Ministério da Saúde após dez dias internada na unidade catarinense. Ela chegou a Florianópolis na madrugada de domingo, 31 de janeiro, em jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB) por conta da grave crise enfrentada no estado amazonense, com o sistema de saúde colapsado e falta de insumos para o tratamento da Covid.

Na carta, Ana deixou um agradecimento pela atenção dedicada pela equipe do Nereu Ramos. “Confesso que estava um pouco assustada mas confiante de que tinha feito a melhor escolha ao vir para cá”, escreveu. “Nunca tinha visto tanta empatia e preocupação com o ser humano”.

No guardanapo ela ainda deixou os contatos para os funcionários e disse que um dia espera retornar a encontrá-los. “Quem sabe um dia voltaremos a nos ver, quando eu voltar a passeio em Santa Catarina ou quando forem a Manaus comer um tambaqui assado com, tucupi e farinha. Minha casa é humilde, mas é como um coração de mãe”, afirmou. “Aos médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, técnicos, meninas da limpeza e da cozinha, minha eterna gratidão. Não saberei o nome de todos que passaram por aqui, mas quero agradecer a cada profissional de excelência que conheci e que passei a ter a honra de compartilhar o meu dia. Muito obrigada”.

A ação humanitária criada para atender aos pacientes de Manaus foi deflagrada no final de janeiro. De acordo com o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, a ajuda foi possível devido ao planejamento da SES e do Governo do Estado, que proporcionou o incremento da oferta de leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 no estado em mais de 160%.

Outros oito pacientes seguem internados no estado, incluindo um na UTI do Nereu Ramos. Nesta quinta-feira, a paciente Ruth Vieira de Araújo será terceira a retornar para casa, em Manaus.

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Secretaria de Estado da Saúde - SES