icone facebookicone twittericone instagram

Uma das pacientes diagnosticadas com Covid 19 transferidas de Manaus para Santa Catarina deixou uma carta para servidores do Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, assim que recebeu a alta médica.



Ana Simone Assunção, escreveu o agradecimento em um guardanapo de papel e entregou ao corpo clínico Ela embarcou para o Amazonas na noite desta quarta-feira, 10, em voo custeado pelo Ministério da Saúde após dez dias internada na unidade catarinense. Ela chegou a Florianópolis na madrugada de domingo, 31 de janeiro, em jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB) por conta da grave crise enfrentada no estado amazonense, com o sistema de saúde colapsado e falta de insumos para o tratamento da Covid.

Na carta, Ana deixou um agradecimento pela atenção dedicada pela equipe do Nereu Ramos. “Confesso que estava um pouco assustada mas confiante de que tinha feito a melhor escolha ao vir para cá”, escreveu. “Nunca tinha visto tanta empatia e preocupação com o ser humano”.

No guardanapo ela ainda deixou os contatos para os funcionários e disse que um dia espera retornar a encontrá-los. “Quem sabe um dia voltaremos a nos ver, quando eu voltar a passeio em Santa Catarina ou quando forem a Manaus comer um tambaqui assado com, tucupi e farinha. Minha casa é humilde, mas é como um coração de mãe”, afirmou. “Aos médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, técnicos, meninas da limpeza e da cozinha, minha eterna gratidão. Não saberei o nome de todos que passaram por aqui, mas quero agradecer a cada profissional de excelência que conheci e que passei a ter a honra de compartilhar o meu dia. Muito obrigada”.

A ação humanitária criada para atender aos pacientes de Manaus foi deflagrada no final de janeiro. De acordo com o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, a ajuda foi possível devido ao planejamento da SES e do Governo do Estado, que proporcionou o incremento da oferta de leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 no estado em mais de 160%.

Outros oito pacientes seguem internados no estado, incluindo um na UTI do Nereu Ramos. Nesta quinta-feira, a paciente Ruth Vieira de Araújo será terceira a retornar para casa, em Manaus.





Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
www.saude.sc.gov.br