O Governo de Santa Catarina enviou nesta quarta-feira, 10, dois respiradores para o Hospital São José, em Maravilha, dando continuidade às ações de suporte para aliviar as demandas de internações na região Oeste. A entrega foi realizada no final da manhã pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Foto: Patrícia Bertollo, Prefeitura de Maravilha/ Divulgação

O prefeito Sandro Donati, a diretora do Hospital Regional São José, Neiva Schaefer, e a secretária municipal de Saúde, Miriane Sartori, receberam os equipamentos.

Durante audiência no gabinete do prefeito, em Maravilha, na terça-feira 9, a vice-governadora Daniela Reinehr recebeu um apelo da direção do Hospital Regional São José para a aquisição de dois respiradores. A medida visa manter pacientes Covid-19 em tratamento, sem a necessidade de transferência do município, uma vez que a unidade hospitalar está em sua capacidade máxima de ocupação.⠀

Foto: Sicilia Vechi/ Divulgação⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Daniela entrou em contato com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, para solicitação. Em menos de 24 horas, os equipamentos foram entregues pela SES para a unidade de Maravilha.

"Fico satisfeita por conseguirmos prestar esse suporte ao município com agilidade, uma entrega em menos de 24 horas, diante do momento difícil que as unidades de saúde atravessam e que o Estado tem enfrentado. O mais importante é termos o atendimento imediato e preservar vidas”, disse a vice-governadora.

Motta Ribeiro destacou que o Estado não mede esforços para auxiliar a região Oeste. Ainda na semana passada, o secretário realizou um encontro com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e representantes do Hospital Regional do Oeste (HRO). Na oportunidade, ele cobrou a reativação imediata de leitos de unidade de terapia intensiva que haviam sido desativados, mesmo com a pactuação com o Estado.

Na quinta-feira, a aeronave Arcanjo 2 levou 10 respiradores WEG para a abertura imediata de novos leitos de UTI no HRO.

Transferências

Além disso, o Governo de Santa Catarina deu início no domingo, 07, a uma operação especial para trabalhar na transferência de pacientes da região Oeste para unidades hospitalares de outras regiões catarinenses.

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado ampliou 75 leitos de terapia intensiva para a região do Oeste catarinense. A SES vem cobrando a reativação de quase 100 leitos que foram desativados, alguns deles nos municípios mais afetados pela pandemia neste momento no Oeste.

Para o enfrentamento ao novo coronavírus, o Governo de SC já distribuiu mais de 700 respiradores e monitores, além de insumos suficientes para o aumento em 160% da rede de UTI adulto nas unidades hospitalares catarinenses.

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Secretaria de Estado da Saúde - SES