icone facebookicone twittericone instagram



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou nesta quarta-feira, 27 de janeiro, os dados da Matriz de Risco Potencial. Pela nova classificação oito regiões do estado encontram-se em nível gravíssimo (cor Vermelha), sete regiões em nível grave (cor Laranja) e uma região com nível alto (cor Amarela).



A última vez que o estado registrou uma região em situação com nível alto, cor amarela, foi no dia 11 de novembro, quando o Extremo Oeste foi classificado nessa situação.

Em comparação com a semana anterior, a região do Extremo Oeste foi reclassificada para o nível de maior atenção enquanto a região do Extremo Sul passou de grave para alto.

Houve uma redução nos índices de transmissibilidade, sendo que a apenas a região do Médio Vale do Itajaí encontra-se em nível gravíssimo. Todas as outras encontram-se em nível grave.

A capacidade de atenção que mede o índice de ocupação de leitos ainda segue preocupante em sete regiões que estão em nível gravíssimo, ao mesmo tempo as regiões do Extremo Sul, Carbonífera e Laguna foram classificadas no nível mais baixo, ou seja, moderado (cor azul).



Mudanças na divulgação da Matriz

A  partir da próxima semana  a Matriz de Risco Potencial Regional que avalia as condições da Covid-19 passará ser divulgada aos sábados, com dados coletados nas sextas feiras. As alterações e medidas sanitárias passarão a ser aplicadas na segunda-feira subsequente.

O objetivo desta alteração na data da divulgação e do início das ações necessárias é proporcionar às atividades e municípios maior prazo para realização de adequações e restrições sanitárias, diante de eventuais mudanças de classificação e facilitar a organização dos órgãos fiscalizatórios.

Com isso, a nova matriz será divulgada no dia 06/02/2021 e, alterações necessárias diante de novas classificações passarão a ser aplicadas a partir do da 0 hora do 08/02/2021.

Mais informações para a imprensa:

Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Site: www.saude.sc.gov.br