São oito hospitais da Rede Pública – indicados pelo Ministério da Saúde – a participar do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS, em Santa Catarina, por meio do Projeto Conectando Vidas do Hospital Sírio Libanês. Neste programa, o paciente com Covid-19 consegue ter comunicação facilitada com seus familiares, além de contar com boletins médicos virtuais.

Os Hospitais que fazem parte são Hospital Santa Isabel, Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, Hospital São José, Hospital Regional do Oeste, Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Hospital Regional de São José Dr. Homero Miranda Gomes, Hospital Governador Celso Ramos e Hospital Nereu Ramos. As principais ações do programa sugerem videochamadas para boletins médicos e visita familiar virtual.

Uma das técnicas de referência do programa, Marta Orofino, expõe que o principal objetivo deste projeto é implantar recursos tecnológicos, bem como fluxos e orientações de comunicação em hospitais de referência Covid-19 para que seja viabilizada a comunicação paciente-família e equipe de saúde-família durante a internação. “A comunicação adequada e o alinhamento do planejamento de cuidado podem ajudar a reduzir a ansiedade num momento como o que estamos lidando, além de síndrome de stress pós-traumático”, finaliza Marta.