icone facebookicone twittericone instagram

Neste domingo, 8, os dados dos casos e óbitos do coronavírus em Santa Catarina serão mais uma vez processados parcialmente. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que ainda há dificuldade de acessos aos sistemas do Ministério da Saúde (MS), SIVEP-GRIPE e ESUS-Notifica, assim como já aconteceu nos últimos dias, devido ao ataque cibernético ocorrido àquela pasta na semana passada.

Além da dificuldade de acesso aos dados, a inserção das investigações de casos graves e óbitos pelas secretarias municipais e serviços de saúde tem sido bastante prejudicada pela persistência da instabilidade, sobretudo do SIVEP-GRIPE.

O acesso aos dados dos sistemas de base estadual, LACEN GAL-SC e SC-DIGITAL (Laboratórios Privados) continua normal, sendo consolidados na plataforma Boavista. Entretanto, com o problema nos sistemas do MS, os dados de casos graves e óbitos do coronavírus nos municípios catarinenses, dos últimos dias, poderão ter atraso em seu processamento.

A SES segue trabalhando juntamente com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) para validar os dados com precisão e agilidade. As possíveis divergências no número de casos e óbitos de COVID-19 estão sendo monitoradas e serão corrigidas, sempre em parceria com os municípios.