Um curso virtual qualificou cerca de 500 profissionais que servirão como multiplicadores no enfretamento à Covid-19, nesta quinta-feira, 5 de novembro. Ele foi promovido pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde da SES, em parceira com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

A Superintendente de Planejamento em Saúde da SES, Carmem Regina Delziovo, destaca que o diagnóstico precoce é fundamental no sentido de evitar o crescimento das infecções por covid-19 em nosso Estado. “Estamos numa fase em que o diagnóstico precoce e a procura aos serviços de saúde são fundamentais para diminuir a transmissibilidade do vírus. Neste sentido, mantemos essa parceria constante com todas as regiões, através da atenção primária dos municípios”, disse.

Partindo dessa linha de enfrentamento, o objetivo do curso é apoiar os gestores municipais e os profissionais da Atenção Primária à Saúde e Vigilância em Saúde para reorganizar o processo de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias em seu território, A estratégia é oferecer subsídios técnicos para que os ACS e ACE estejam preparados para o enfrentamento da Covid-19.

O público-alvo foram os coordenadores municipais de APS, enfermeiros, ACS, ACE, coordenadores regionais de APS e vigilância epidemiológica e apoiadores descentralizados do COSEMS.

“Um dos conteúdos é sobre o uso correto do oxímetro. Como o Estado disponibilizou via parceria com a FIESC oxímetros para todo o estado, nós estamos estimulando os nossos profissionais para o uso deste aparelho para que, na atenção primária, não sofram agravamento em decorrência da Covid”, destacou a diretora de Atenção Primária, Jane Laner Cardoso.  “Esses serão multiplicadores nos seus municípios para construir um plano de ação. Isso também envolveu um guia de bolso para o nosso profissional de saúde.